Em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa (5/5), o Festival FIXE terá sua primeira edição realizada no Brasil, nestas quarta (5/5) e quinta-feiras (6/5) de maio. O evento multilinguagem celebra a cultura contemporânea lusófona.
A celebração terá atividades gratuitas e on-line que envolvem música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais de diversos países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e também Brasil.
Entre os destaques da programação estão Selma Uamusse, cantora moçambicana, Kalaf Epalanga, escritor e músico angolano, e Aline Chermoula, chef de cozinha e pesquisadora baiana. O evento também terá a participação dos cantores brasileiros Rico Dalasam e Zudizilla.
Durante cinco dias serão oferecidos dez shows, quatro espetáculos teatrais, uma mostra audiovisual e uma exposição de artes visuais e design, além dos ateliês criativos de moda, encontros gastronômicos e as mesas de bate-papo com autores da língua portuguesa.
Com idealização e direção de Fabiane Batistela, o FIXE é uma iniciativa permanente de pesquisa, encontro e reflexão sobre a arte contemporânea dos países de língua portuguesa. “FIXE investe na construção laços, conexões, promoção de lançamentos e divulgação de novas tendências artísticas de países lusófonos, com conteúdo selecionado por curadores especializados no assunto”, explica a diretora em material de divulgação.
O festival é realizado pela Inker Agência Cultural, com curadoria e produção da Agência Let's Gig. Também conta com o patrocínio da Petrobras, além do apoio de empresas como a plataforma de streaming de filmes TodesPlay.
Festival FIXE
De 05 a 09 de maio. Evento multilinguagem de celebração da cultura lusófona. Gratuito e on-line. Mais informações: www.festivalfixe.com.br
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.