O Instituto de Arte e sustentabilidade Vulica Brasil (iVB), ou apenas Vulica Brasil, é conhecido por promover o Festival de Arte Urbana Brasileiro-Belarrusso vulica Brasil, que já teve cinco edições, entre 2014 e 2019. Agora, o iVB será aberto para entusiastas da arte pública e de suas derivações contemporâneas, do urbanismo sustentável, da tomada de atitude cívica e do engajamento comunitário.
O Vulica Brasil anuncia as primeiras residências artísticas, com a chegada de três artistas convidados de Belarus, país do leste europeu conhecido pela arquitetura stalinista, pelas grandes fortificações e pelas florestas primordiais. O primeiro deles é Andrei Busel, artista, arquiteto e colaborador do Vulica Brasil desde a primeira edição do festival, em 2014. Ele é acompanhado por Doctor Oy e Lera Zuzu, pintores muralistas.
A escolha da data para a inauguração do instituto, no dia do aniversário de Brasília, é simbólico, pois o aniversário de Minsk, capital de Belarus, era a data tradicionalmente escolhida para a comemoração de encerramento das edições do festival na cidade, com várias pessoas ao ar livre. Agora, por meio do Vulica Brasil, o país do Leste Europeu está mais perto dos brasileiros.
De acordo com a nota da equipe do iVB, por conta da pandemia da covid-19, os cuidados estão redobrados com distanciamento, higiene requerida, uso de máscaras e demais protocolos de segurança.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.