You sold me a dream é mais um passo da banda congolesa Jupiter & Okwess em direção ao próximo álbum, Na Kozonga. A faixa, que retrata a dualidade do mundo, é um hino de resistência contra o racismo e a dominação colonial. Com ritmos fortes e agitados, a canção une o lingala, idioma materno da República do Congo, ao espanhol, na voz da chilena Ana Tijoux.
“A música é sobre algo que nós experienciamos diariamente, algo que nos revolta e desafia. A nossa abordagem tem sido baseada em ritmos borbulhantes que fazem nossa alma vibrar, nos projetando em infinita profundidade”, explicam em entrevista ao Correio.
A ideia de colaborar com Ana Tijoux, cantora chilena, surgiu a partir da conexão da banda com a América do Sul: “Desde que fizemos turnê pelas Américas, especialmente a Central e a do Sul, nós sentimos algo muito próximo a nós, e não é só a migração do povo africano, é a comida, o clima, o efeito da colonização e dominação econômica do país que tem recursos. Nós percebemos que desigualdade e injustiça não é só na África”.
"Nós amamos a energia dela [Ana Tijoux] e o lado rebelde dela combinou com a gente perfeitamente”, completam.
O disco Na Kozonga, que será lançado em 23 de abril, conta com diversas participações, incluindo a do brasileiro Marcelo D2. “Marcelo trouxe toda a energia dele e a alma também, e isso é o mais importante para nós. Ele acrescenta muito às canções, nós amamos o que ele faz, porque ele faz com o coração, para dividir com a gente, não para ser famoso”, relatam.
Ao serem perguntados sobre o que podemos esperar do disco, a banda adianta: “A mente aberta de cada um de nós para um futuro melhor”.
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel