Programação cultural

Festival Afrodisia em Pauta se consolida realizando 2ª edição

Idealizado pela cantora Renata Jambeiro, o festival on-line celebra a excelência feminina com arte, debates e reflexões. O evento, estrelado por 50 convidadas de todo o país, começa nesta sexta-feira (19/3) e vai até domingo (21/3)

"Esse é um movimento de cura coletiva, de todo mundo se abraçar, de acolhimento, de empoderamento,de auto estima. E ele não pode parar", diz Renata Jambeiro, artista e idealizadora do Festival Afrodisia em Pauta (FAP), que realiza chega à 2ª edição neste ano. A programação gratuita e on-line começa nesta sexta-feira (19/3) e segue até domingo (21/3). Quadros diversos com depoimentos, trocas de experiências, bate-papo, painéis de debate e música são mediados e estrelados por mulheres de vários estados. O público pode acompanhar a transmissão que será feita no canal do YouTube da anfitriã Renata Jambeiro, de acordo com a programação.

A razão de ser deste festival foi introduzida na edição de estreia, que ocorreu em 2020 já no formato on-line, a partir do DVD/CD homônimo de Renata Jambeiro, e que se amplia na nova fase: um espaço de fala e contribuição para artistas e profissionais reconhecidas pelo seu desempenho em setores distintos, e que precisaram cessar ou adaptar as atividades na pandemia. É “um movimento de sororidade, arte e exaltação à mulher”. Este ano, o projeto se consolida, tendo 50 integrantes no front da programação, dez a mais do que no ano anterior. A nova edição, que é contemplada pela lei Aldir Blanc, também possibilitou ampliar o escopo do festival, para além das participantes, reunindo mais de 70 pessoas na equipe como um todo. É composto por 90% de mulheres.

Entre as artistas estão Ana Costa (RJ), Cássia Portugal (DF), Cris Pereira (DF), Dri Lima (SP), Dorina (RJ), Ellen Oléria (DF), Fabiana Cozza (SP), Flávia Saolli (RJ), Indiana Nomma (Honduras), Jessica Ellen (RJ), Juliana Ribeiro (BA), Karynna Spinelli (PE), Kris Maciel (DF), Luana Bayô (SP), Luciana Oliveira (SP), Luiza Dionizio (RJ), Maíra da Rosa (SP), Mariana Aydar (SP), Maria Helena Embaixatriz (SP), Nilze Carvalho (RJ), Nina Wirtti (RS), Núbia Maciel (SP), Patricia Mellodi (PI), Raquel Tobias (SP), Rita Benneditto (MA), Roberta Espinosa (RJ), Roberta Nistra (RJ), Roberta Oliveira (SP), Roberta Sá (RJ/RN), Sandra Duailibe (DF), Socorro Lira (PB), Teresa Lopes (DF), Verônica Ferriani (SP). Alguns desses nomes compartilham as experiências dentro e fora da música. 

Agregando ao time musical, participam do evento a musicista Cimara Fróis (acordeon) e os músicos Glauber Seixas (violão de sete cordas) e Vitor Casagrande (cavaco e bandolim). Além da banda de apoio, com Raphael Gomes (violão de sete cordas e guitarra) e Douglas Alonso (percuteria) e Simone Gonçalves (percussão). Completam a ficha de participantes, jornalistas, escritoras, produtoras, médicas, entre outras profissionais.

Renata Jambeiro também compartilha a motivação para realizar e ampliar ainda mais o evento:"Eu gostaria muito que as pessoas olhassem para o festival de uma maneira muito afetuosa e carinhosa.Vamos lembrar que essas mulheres todas estão aí e que o Afrodisia prima pela diversidade. Ele partiu de uma vontade de fazer com que todo mundo se unisse neste momento. Vamos pegar pautas atuais e mostrar que ao mesmo tempo que são universais, são únicas dentro de cada mulher”. A expectativa da artista é de que o evento seja anual e que tome proporções ainda maiores, para representar amplamente a expressão do feminino em toda a pluralidade da pauta.  

Programação

Sexta-feira (19/3)– A mulher e sua voz

"Estamos falando da mulher e a sua voz: da voz física da cantora e da artista, mas também da voz política, dessa voz mobilizadora, produtora, organizadora; a voz emocional. Cada artista que vai falar no quadro Moça bonita e Costura interpretará esse lugar a sua maneira", explica Jambeiro. 

Abertura

Às 15h. Apresentação de Renata Jambeiro.

Quadro Moça bonita - cantoras contam e cantam sua história

Às 15h10. Maria Helena Embaixatriz (SP)
Às 15h30. Sandra Duailibe (DF)
Às 15h50. Roberta Sá (RJ/RN)

Quadro Costura - troca de experiências e bate-papo bem musical

Às 16h15. Dri Lima e Kris Maciel
Às 16h45. Juliana Ribeiro e Luana Bayô
Às 17h15. Roberta Espinosa e Nina Wirtti

Quadro Reencontro - painel de debate entre mulheres de diversas áreas

Às 18h. Mediação de Bia Aparecida. Com Renata Reis, direito e protagonismo sexual e reprodutivo; Dianete Do Valle, voz física e emocional; Patricia Góis, voz política, a voz da mulher negra; Luana Henrique, a voz mobilizadora; Jacqueline Marttins, a voz na produção.

Quadro Coisa feita

Às 19h25. Participação especial de Rita Benneditto.

Show Festa da vida

Às 19h35. Com Raphael Gomes, violão de sete cordas; Douglas Alonso, bateria-percuteria; Simone Gonçalves, percussão; Mariana Aydar, cantora convidada; Fabiana Cozza, cantora convidada; Cimara Fróis, musicista convidada, acordeon;

Sábado (20/3) – Literatura e composição feminina

"Não somente na canção, mas na escrita e na produção dos shows, trouxemos o tema por hoje termos a possibilidade de ter tantas mulheres escrevendo, compondo, criando, produzindo, realizando, no entanto, muitas delas não são vistas. Vamos falar da história pregressa, do quanto as mulheres como Dona Ivone Lara demoraram a entrar na história como mulheres respeitadas por suas composições. Vamos falar de mulheres que vêm nos embasando para que hoje a gente possa fazer a nossa. Se a gente não der oportunidades para as compositoras, quem é que vai dar?", explica Renata. 

Abertura

Às 15h. Apresentação de Renata Jambeiro.

Quadro Moça bonita - cantoras contam e cantam sua história

Às 15h10. Ana Costa.
Às 15h30. Kiusam Oliveira.
Às 15h50. Ellen Oléria.

Quadro Costura - troca de experiências e bate-papo bem musical

Às 16h15. Socorro Lira E Maíra Da Rosa
Às 16h45. Cássia Portugal E Flávia Saolli
Às 17h15. Luíza Dionízio E Roberta Oliveira

Quadro Reencontro - painel de debate entre mulheres de diversas áreas

Às 18h. Mediação de Bia Aparecida. Com Penélope Martins, literatura; Patrícia Mellodi, composição musical; Catarina Accioly, composição cinematográfica; Michelly Mury, criação e direção.

Quadro Coisa feita

Às 19h25. Com participação especial de rita benneditto

Show Festa da vida

Às 19h35. Apresentação de Raphael Gomes, violão de sete cordas e guitarra; Douglas Alonso, bateria-percuteria; Simone Gonçalves, percussão; Indiana Nomma, cantora convidada; Verônica Ferriani, cantora convidada; Glauber Seixas, músico convidado, violão de sete cordas.

Domingo (21/3) – Ancestralidade negra e sagrado feminino

"Quando falamos de ancestralidade negra e o sagrado feminino, ampliaremos o tema também para a ancestralidade humana, que é comum a todas e todos. Quando tocamos no sagrado feminino questionamos o que estamos fazendo para nos cuidar nessa pandemia? Como estamos nos olhando, cada uma dentro da sua perspectiva, nos protegendo? O que eu faço para ter paz hoje? O que eu consigo fazer hoje, já que não vou conseguir abraçar o mundo? Essas reflexões estão sendo bem representadas dentro do festival", finaliza a cantora. 

Abertura

Às 15h - Apresentação de Renata Jambeiro

Quadro Moça bonita - cantoras contam e cantam sua história

Às 15h10. Luciana Oliveira
Às 15h30. Mãe Dora De Oyá
Às 15h50. Jéssica Ellen

Quadro Costura - troca de experiências e bate-papo bem musical

Às 16h15. Karynna Spinelli E Núbia Maciel
Às 16h45. Teresa Lopes E Raquel Tobias
Às 17h15. Roberta Nistra E Júlia Vidal

Quadro Reencontro - painel de debate entre mulheres de diversas áreas

Às 18h. Mediação de Bia Aparecida. Com Cris Pereira, histórico ancestral; Nilcemar Nogueira, políticas públicas para a cultura ancestral; Larissa Sarmento, trilha das deusas e sagrado feminino; Ester Braga, yabás e seus arquétipos;

Quadro Coisa feita

Às 19h25. Com participação especial de Rita Benneditto.

Show Festa da vida

Às 19h35. Apresentação de Raphael Gomes, violão de sete cordas; Douglas Alonso, bateria-percuteria; Simone Gonçalves, percussão; Dorina, cantora convidada; Nilze Carvalho, cantora convidada; Vitor Casagrande, músico convidado, cavaco e bandolim.

O Festival Afrodisia em Pauta é produzido pela Ritmiza Produções, em parceria com Renata Jambeiro. Esta edição é patrocinada pelo edital ProAC Expresso LAB Nº 40-2020 sob a Lei de incentivo emergencial à cultura, Aldir Blanc.

2ª edição do Festival Afrodisia em Pauta

Por meio de transmissão no canal do YouTube Renata Jambeiro. Em 19, 20 e 21 de março. A partir das 15h. Confira a programação, que recebe 50 mulheres de vários estados do país em quadros diversos. Neles compartilham depoimentos, trocam experiências, batem papo, participam em painéis de debate e realizam apresentações musicais. Gratuito. Livre.