Literatura

Jornalista Maíra Valério lança livro nesta quinta 'Homens que nunca conheci'

Antologia reúne 26 contos que esmiúçam as sutilezas da masculinidade tóxica no cotidiano

A jornalista brasiliense Maíra Valério lança, nesta quinta-feira (4/3), às 20h, o primeiro livro de contos da carreira literária, Homens que nunca conheci, que chega pela editora Patuá. Pelo Instagram da editora, a autora baterá um papo com a escritora Gabriela Sobral sobre a obra, a literatura e outras questões relacionadas ao tema. Na sexta-feira (5), também às 20h, ela conversa sobre o livro com a escritora mineira Thais Campolina, pelo Instagram da Revista Rubiginosa.

Esta é a estreia de Maíra no circuito editorial, mas a escritora já vem produzindo e publicando ficção há bastante tempo, em fanzines, sites, jornais e revistas e blogs independentes, como o Vulva Revolução, dela. Há cerca de dois anos, começou a selecionar e trabalhar no material para formatar um livro. "O livro sofreu vários cortes. No começo, ele era mais amplo. Depois que eu reuni tudo eu pensei: ‘O que guia isso, na verdade, é a questão do masculino'", conta a escritora, em entrevista ao Correio. "Então eu comecei a delinear (os textos), reunir as coisas e organizar dentro desse conceito."

Assim, textos que já haviam sido escritos e publicados ganharam novas formas. Textos que estavam em processo se encaminharam para este lugar comum, e coisas novas foram escritas durante a confecção do livro.

Entre microcontos de uma única linha e narrativas mais longas, em primeira ou terceira pessoa, brincando com diferentes formatos e estruturas, o livro aborda a masculinidade tóxica no que diz respeito às nuances do dia a dia, permeado por um senso de humor ácido e crítico, contrabalançado por momentos mais "deprê". “Não é falar de masculinidade daquela forma óbvia, só "a violência contra a mulher" e "homens fazem o mal". Não que isso esteja errado, mas eu tento falar de questões mais sutis, cotidianas, e que, às vezes, passam despercebidas”, explica. “Eu gosto de brincar que ‘masculinidade tóxica’ é pleonasmo. Será que existe a masculinidade não tóxica no mundo em que a gente vive?”

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Felipe Honda/Divulgação - Mock up do livro 'Homens que não conheci', da escritora e jornalista brasiliense Maíra Valério
 

Serviço
Lançamento do livro Homens que nunca conheci, de Maíra Valério. Editora Patuá. Contos, 120 páginas. R$ 40, à venda pelo site da editora. Bate-papo de lançamento nesta quinta-feira (4/3), às 20h, pelo Instagram da editora; e na sexta-feira, às 20h, pelo Instagram da Revista Rubiginosa.