
O uso de plantas de forma medicinal é uma tradição milenar. Querendo se aprofundar no conhecimento, o professor e palestrante Bruno Gimenes começou a relacionar o poder de cura das plantas para além da composição química. Por ter praticante de reiki -- técnica de cura e equilíbrio que se utiliza das forças vitais naturais que são transmitidas pela imposição das mãos --, ele percebeu que os vegetais também possuem um campo de energia. Assim criou o conceito de Fitoenergética.
Diferentemente da Fitoterapia, a Fitoenergética se baseia na medicina vibracional das plantas, que pode ser utilizada por meio de movimentos de mãos, como no reiki, ou na composição de chás, banhos, sachês, sopas, sucos etc. Toda a pesquisa de Bruno Gimenes está compartilhada no livro Fitoenergética - A energia das plantas no equilíbrio da alma, que teve a primeira edição há 15 anos e ganhou uma edição comemorativa no début. A obra contou com apoio de Patrícia Cândido na concepção.
"Ao longo desses 15 anos, a Fitoenergética impactou milhares de pessoas pelo mundo, tanto que, em 2018, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde como técnica terapêutica complementar de promoção à saúde", explica Patrícia Cândido. "O livro da Fitoenergética surgiu com o intuito de levar esse conhecimento ao maior número possível de pessoas, que podem se beneficiar utilizando a energia e o poder das plantas", completa.
Até agora, a pesquisa da Fitoenergética catalogou mais de 100 plantas com propriedades benéficas para o equilíbrio das energias. "Isso inclui desde a harmonização dos relacionamentos, a conquista de metas, a cura de emoções negativas, a melhora da memória e o alívio do desgaste emocional, até o desenvolvimento do perdão e da compaixão. As possibilidades são infinitas", explica Patrícia.
Além da utilização das plantas, o livro ainda traz o ensinamento para que o leitor as observe como termômetro de ambientes: "Isso significa que observar como as plantas se comportam em determinados espaços pode revelar o que está em desequilíbrio e precisa ser curado nas pessoas desse lugar. Ou seja, a leitura das propriedades fitoenergéticas das plantas permite compreender o que precisa ser curado ou equilibrado em nós".

SERVIÇO
Fitoenergética - A energia das plantas no equilíbrio da alma
De Bruno Gimenes com apresentação de Patrícia Cândido. Editora Luz da Serra, 400 páginas. Preço médio: R$ 99,90.
Plantas essenciais para ter em casa para usar a técnica Fitoenergética
Alecrim
Acessa os registros akáshicos (relacionados a emoções passadas), libera traumas, medos e outros aspectos negativos registrados no Ser e que estão “adormecidos”. Gera vontade de mudar e conhecer o novo; incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar. Aplicação: é um ótimo tempero, ideal para estar sempre à mão na bancada da
cozinha.
Ipê-roxo
Ajuda a desacelerar a mente e aumenta a conexão e absorção de energia vital pelo corpo. Tem efeito anti-estresse, anti-insônia e calmante contra o nervosismo e a hiperatividade. É um poderoso relaxante indutor do sono e ajuda a conectar com esferas superiores. Para pessoas “calorentas”, gera uma
sensação de resfriamento muito agradável no corpo. Aplicação: é ideal para ter no quintal de casa, em um bosque ou jardim, para repousar na sua sombra e contemplar sua beleza.
Lavanda
Incentiva a esperar a hora certa para dizer certas coisas, gera paz interior e favorece a pessoa que precisa lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo – sem gerar estresse. Também ajuda a planejar o futuro e a criar visão estratégica da vida. Aplicação: é uma forte tendência na decoração de ambientes, principalmente dos quartos, por trazer a sensação de suavidade, frescor e relaxamento.
Arnica
Tem o poder de desobstruir, por meio da Fitoenergética, os canais energéticos, além de estimular a circulação sanguínea e a imunidade física. Excelente cicatrizante, reduz o tempo de recuperação física em casos de pós-cirurgia. Aplicação: é pouco explorada em ambientes internos, mas torna-se uma boa
opção para compor jardins – e ainda por cima ajuda a afastar os insetos.
Jasmim
Tem um aroma persistente e é altamente eficaz em casos de ansiedade e insônia. Nos estudos da Fitoenergética, constatou-se que ele purifica e desintoxica o organismo. É um vegetal indicado para quem quer a perfeição. Atua contra vícios como cigarro, álcool, drogas e jogos. Aplicação: é uma planta que pode estar em lindos arranjos dentro de casa ou em vasos externos. Plantada no jardim, exala um perfume sem igual.
Camomila
Elimina a raiva, o ódio e as mágoas, ajuda a ter esperança e saber perdoar. Tira o medo, gera otimismo e combate o estresse emocional, acalmando e relaxando em casos de nervosismo e hiperatividade. Ótima para dores abdominais em geral e no combate à síndrome de pânico. Aplicação: pode ser usada em chás, sachês para colocar nas roupas, ou até mesmo plantada em vasos, jardins e hortas.
Hortelã
Gera efeito analgésico e reduz o estresse, ajuda a mudar o pensamento e a gerar vitalidade energética geral, principalmente em casos de câncer. Abre caminhos na vida, ajuda a entender e trabalhar as dificuldades, afasta a hipocrisia e a falsidade. Forte aliada contra doenças, elimina fibromas e sobretudo inflamações – as chamadas “ites”. Aplicação: pode ser usada em chás, sachês para colocar nas roupas, ou até mesmo plantada em vasos, jardins e hortas. Combina com sucos e chás gelados.
Capim-cidreira
Elimina pesadelos, insônia e desordens do sono, combate o estresse emocional e a ansiedade, bem como o nervosismo, a hiperatividade e a irritação mental. Elimina a raiva, o ódio, as mágoas, ajuda a ter esperança e a saber perdoar. Também afasta o medo e a falta de fé, gerando otimismo. Aplicação: pode ser usada em chás, sachês para colocar nas roupas, ou até mesmo plantada em vasos, jardins e hortas.
Melissa
Ajuda a superar divórcios complicados, ser doce, saber viver e amar. Cria uma conduta de honestidade, elimina traumas de maus-tratos na infância e discórdia. Repele o medo de aranhas e bichos peçonhentos. Traz consciência sobre a infância para melhor entender o presente. Aplicação: pode ser usada em chás, sachês para colocar nas roupas, ou até mesmo plantada em vasos, jardins e hortas.
Tomilho
Ativa a glândula tireoide e permite sentir o gosto apurado dos alimentos. Auxilia a formalizar as coisas e organizá-las de forma lógica para que todos possam entender seus objetivos e metas. Melhora a comunicação em trabalhos de equipe e aumenta o entendimento entre as partes. Aplicação: é um ótimo tempero, ideal para estar sempre à mão na bancada da cozinha.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.