Teatro

Dostoiévski e Machado de Assis serão homenageados em projeto

Por meio do ProAC Expresso LAB, os autores Fiódor Dostoiévski e Machado de Assis terão obras encenadas por artistas de São Paulo

Correio Braziliense
postado em 11/03/2021 18:48
 (crédito: ProAC Lab/Divulgação)
(crédito: ProAC Lab/Divulgação)

Durante o mês de março, os autores Fiódor Dostoiévski e Machado de Assis serão homenageados por artistas de São Paulo, por meio de de encenações das principais obras dos escritores. O projeto é apoiado pelo governo de São Paulo e Governo Federal por meio do ProAC Expresso LAB, programa de editais com recursos da Lei Aldir Blanc, conduzido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

Em celebração aos 150 anos da primeira edição do clássico Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski, um dos projetos realizados por meio do ProAC Expresso Lab será a exibição da peça Crime e castigo: uma vida para Rodion. A obra de Dostoiévski ganhou, pelas mãos do escritor e jornalista Luciano Martins Costa, um monólogo imaginado como uma sequência do romance do autor. A performance será transmitida ao vivo nesta quinta-feira, pelo canal oficial da Trópico Filmes no YouTube, às 19h."O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta [anos] após ser libertado, revisitando os eventos de sua juventude, propondo uma reflexão conjunta com o público sobre os dramas intermináveis da modernidade, como a desigualdade social, o esgarçamento moral da sociedade, a falibilidade da justiça, os conflitos ideológicos, a desesperança e os sonhos de redenção”, explica Costa em nota enviada à imprensa.

"Ele irá constantemente refletir sobre a questão que deu origem ao seu drama, ou seja, o direito de tirar a vida de alguém que, na sua opinião, representa um problema para a sociedade. A rigor, temas presentes hoje no debate público, como a pena de morte e a radicalização de conflitos ideológicos, têm a mesma natureza", completa o escritor.

Dostoiévski também será homenageado na apresentação do espetáculo de dança O idiota, inspirado no livro homônimo do autor. Após uma temporada de sucesso em 2020, a peça retorna aos palcos com o bailarino Marcos Abranches e direção artística e coreográfica de Sandro Borelli.

As apresentações de 90 minutos de duração ocorrerão de forma virtual até 1 de abril, às 20h30, pela plataforma Zoom. Nas terças e quintas, o espetáculo será sucedido pela exibição de vídeoarte do fotógrafo Gal Oppido, feito a partir da obra. Já nas quartas, as apresentações serão acompanhadas por uma live voltada para debates de temas relacionados ao show. 

Já na esfera nacional, Machado de Assis é o homenageado escolhido pelo projeto. O musical Memórias póstumas de Brás Cubas será apresentado de forma on-line e gratuita no Facebook oficial da peça nos dias 18 de 19 de março, às 14hs, e aos sábados e domingos, de 20 a 28 de março, às 20hs. A peça conta com texto adaptado pela diretora Regina Galdino e é indicado aos Prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Aplauso Brasil.

Serviço:

Peça Crime e castigo: uma vida para Rodion

Canal da Trópico Filmes no YouTube. 11 de março, às 19h

Gratuito


Espetáculo de dança baseado em O idiota, de Dostoiévski

Plataforma Zoom, ingressos no site Sympla. Até 1 de abril, às 20h30

Gratuito


Musical Memórias póstumas de Brás Cubas

Página oficial do musical no Facebook. 18 e 19 de março, às 14h e aos sábados e domingos, de 20 a 28 de março, às 20h

Gratuito

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação