LITERATURA

Poetas do DF e Entorno lançam livros produzidos em oficina

Oficina de publicação independente 'Do poema ao livro' foi realizada pela Avá Editora. São 25 obras que serão lançadas em lives

Devana Babu*
postado em 03/03/2021 06:00
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

“A gente, da periferia — artista periférico, negro — tem muito mais dificuldade para publicar, porque o mercado não embarca nas nossas ideias. Nossos protestos vão de encontro à questão comercial. A gente sabe as dificuldades da periferia em alcançar os grandes centros”, destaca Eduardo Ferreira dos Santos, poeta de Águas Lindas de Goiás (GO) conhecido como Dom 86. “Claro que minha poesia também é romântica, mas, mesmo quando sou romântico, estou fazendo um protesto, seja ele afetivo, político, intelectual ou artístico.”

Ele escreve desde os 7 anos de idade, e hoje é professor e agitador cultural, tanto na escola quanto na periferia do Distrito Federal. No entanto, só agora conseguiu publicar o primeiro livro, Conversando com o vento, graças à oficina de publicação independente Do poema ao livro, realizado pela Avá Editora. Dom 86 está entre os 25 autores do Distrito Federal e do Entorno que, nestas quarta e quinta-feira (3 e 4/3), farão um lançamento coletivo dos livros autorais produzidos durante a oficina, em uma live pelo YouTube do Instituto Federal de Brasília do Recanto das Emas. O ato faz parte da programação do III SCAC — Semana de Ciência, Arte e Cultura do IFB Recanto das Emas.

Realizações

Os livros foram produzidos artesanalmente pelos participantes da oficina, que, por meio de um percurso, passou para os autores conhecimentos sobre todas as etapas de editoração de um livro, da escrita à curadoria, passando por processos gráficos, registro e distribuição. “O objetivo era contribuir para a democratização da literatura e do livro, capacitando os autores a se apropriarem de toda a cadeia produtiva do livro. A ideia é que todos eles possam seguir de forma autônoma nas próximas realizações”, explica Natália Cristina Aniceto, idealizadora da editora e do projeto. “Eu sempre tive o sonho de publicar, mas eu não sabia que um autor poderia publicar sem a necessidade de uma editora”, diz Dom 86.

Luiz Felipe Vitelli, poeta e autor veterano de Planaltina, também ficou feliz com a possibilidade de publicar mais uma coletânea de poemas e conhecer novos processos editoriais. “Gratidão imensa por essa oportunidade da Avá, que batalha como nós, como qualquer ator da periferia. Uma realização dessa não é a qualquer dia nem a qualquer hora não, meu irmão.” Vitelli, como os demais, ficou encantado com o processo de estamparia botânica, na qual materiais como folhas, flores, sementes e cascas de frutas ou legumes são usadas para criar estampas criativas na capa. O projeto contou com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.

Programe-se

Lançamento coletivo dos livros produzidos durante a oficina Do poema ao livro, realizado pela editora e coletivo Avá. São 25 autores, cada qual com um livro. O evento virtual será transmitido pelo YouTube do IFB do Recanto das Emas (Ema Filmes), hoje e amanhã, sempre a partir das 20h.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação