Cursos

Curso promove estratégias para quem deseja seguir carreira nas artes

A Semana Profissão Artista ocorre de 22 a 26 de fevereiro, com cinco dias de aulas on-line ao vivo sobre temas como elaboração de portfólio, networking, preço e vendas de trabalhos, editais, e outros. Bolsas integrais disponíveis para pessoas pretas, indígenas e periféricas

De 22 a 26 de fevereiro ocorre a Semana Profissão Artista. Serão cinco dias com aulas on-line ao vivo, por meio do Google Meets. As aulas são voltadas para artistas que têm interesse em profissionalização e em traçar estratégias de carreira. Entre os temas estão: elaboração de portfólio, criação de networking, precificação e venda de trabalhos, participação em editais, e outros. O valor do curso é de R$ 200 (em até 12 vezes de R$ 22,75), com bolsas integrais disponíveis para pessoas pretas, indígenas e periféricas, que devem ser solicitadas pelo e-mail cursos@apilastra.com.br.

O evento ocorre no formato on-line e ao vivo, mas quem não puder estar presente no momento das aulas poderá acessar as gravações por um link privado via YouTube. As responsáveis por coordenar o evento são a curadora e pesquisadora Gisele Lima, graduada em teoria, crítica e história da arte pela Universidade de Brasília (UnB); e Lucena M., graduanda em teoria, crítica e história da arte pela UnB e pesquisadora em fotografia artística e comercial. As instruções de acesso às aulas na plataforma Google Meets serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

Confira os módulos do curso

Encontro 1 (2h): apresentações

Apresentação do programa do curso
Mapeamento de objetivos e desejos
Planejamento de carreira

Encontro 2 (2h): comunicação

Como apresentar seu trabalho
Minibio, currículo e depoimento de artista
Portfólio x redes sociais

Encontro 3 (2h): portfólios e aplicações

Diferentes tipos de portfólio e suas aplicações
Estruturação básica e ferramentas de apoio
Fotografia de obras de arte

Encontro 4 (2h): sistema de arte

Inscrição em editais, salões, prêmios e residências
Museus, acervos e outras instituições
Galerias, coleções e mercado de arte

Encontro 5 (2h): mercado e vendas

Preço e controle de vendas
Relação com o mercado: agentes, dados de comissão e parceria para vendas, representação e consignação
Manutenção da relação (pós-atendimento ou pós-venda)
Entrega e transporte de obras
Documentação: certificados, notas fiscais e recibos
Plataformas de vendas (e-commerces, marketplaces, galerias on-line)


Semana Profissão Artista

Aulas por meio do Google Meets, mais informações sobre acesso serão disponibilizadas perto da data de início das aulas. De 22 a 16 de fevereiro. Das 19h às 21h. Aulas voltadas para artistas que têm interesse em profissionalização e em traçar estratégias de carreira. O investimento é de R$ 200 + R$ 20 de taxa ou 12 vezes de R$ 22,75. Compra do curso por meio do site do Sympla. Há bolsas integrais disponíveis para pessoas pretas, indígenas e periféricas que devem ser solicitar pelo e-mail cursos@apilastra.com.br