Pelo segundo ano consecutivo, numa iniciativa de mobilização do público de filmes de todo o mundo, a direção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas promove o Global Movie Day. O intuito é o de reforçar o conceito em torno do poder dos filmes na vida das pessoas. Com mais de 10 mil membros espalhados pelo mundo, a Academia, que vota o Oscar, quer ver os fãs aproveitarem as mídias sociais para contar dos filmes preferidos, e aproveitar recursos de fotos e vídeos. Para a difusão do material são sugeridos recursos ligados a #GlobalMovieDay e a #Oscars, além da tag @TheAcademy.
Com o Oscar de 2021 marcado para 25 de abril, na 93a edição, a ser produzida pelo cineasta Steven Soderbergh (de Traffic), um rol de celebridades vinculadas à festa, que não será concentrada apenas no Dolby Theatre, toma parte do Global Movie Day. Filha dos atores Bruce Dern e Dianne Ladd, a estrela Laura Dern (de As noites de Rose), por exemplo, aparece num vídeo contando do histórico familiar junto a filmes, enquanto Kathy Bates (vencedora como melhor atriz por Louca obsessão) comenta das memórias afetivas ao lado do pai e de baldes de pipoca.
Entre outras celebridades destacadas pela campanha estão os diretores Bong Joon Ho (o grande vitorioso, por Parasita) e Taika Waititi (Jojo Rabbit). Na lista de atrizes, despontam Awkwafina (Podres de ricos), Yalitza Aparicio (Roma), a atriz surda e muda Marlee Matlin (de Os filhos do silêncio) e Rita Wilson, sempre lembrada pela simpatia ao lado do marido Tom Hanks.