A afinidade com frevo inspirou o lançamento mais recente de Ale Corrêa, o EP Toquem o frevo mais alto. Com a capa criada por André Gonzales, a arte colorida estampa símbolos do carnaval de Pernambuco, como a sombrinha de frevo e o galo, marca do bloco Galo da Madrugada, que mantém a tradição em Recife desde 1977. Com produção e composições do cantor, ao lado de Celso Araujo, Toquem o frevo mais alto chegou às plataformas digitais na última segunda-feira.
O EP destaca a qualidade criativa de Ale e Celso, conhecidos pela trajetória musical na cidade. Com quatro faixas, os arranjos ficam por conta de Marcus Moraes (guitarra), Vavá Afiouni (baixo), Thiago Cunha (bateria) e Fernando Jatobá na mixagem.
Desde o começo do disco, a relação carinhosa com o estado nordestino fica marcada. O título faz referência a uma crônica do escritor pernambucano Urariano Mota. “O frevo é um patrimônio cultural e é um gênero que desde criança me cativou muito. Sempre gostei de ouvir os frevos tradicionais e sempre gostei de pular, dançar frevo e ir para o carnaval para curtir isso”, conta Ale Corrêa, em entrevista ao Correio.
A ideia do trabalho surgiu a partir do lançamento do álbum Bebida nacional, em 2014. O projeto foi o pontapé para a composição de outros frevos. “Sou de Belo Horizonte, mas me sinto o mineiro mais pernambucano do mundo, porque sempre tive muita facilidade em fazer e compor frevo”, brinca o compositor. Grandes figuras das artes pernambucanas são lembradas no projeto. Capiba, Manuel Bandeira, Naná Vasconcelos e Chico Science dão nomes às canções e serviram de inspiração para a produção das letras. “O EP representa toda a nossa vontade de gritar as nossas ideias e homenagear essas personalidades”, descreve.
O projeto ainda lançará mais oito faixas, já compostas para um trabalho mais arrojado de produção, em que os arranjos poderão contar com os tradicionais sopros do frevo recifense.
*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira
Toquem o frevo mais alto
De Ale Corrêa. Com 4 faixas. Disponível em todas as plataformas digitais.