Este ano, os foliões não vão botar os blocos nas ruas. Com a proibição de aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus, as comemorações tiveram que se reinventar com lives temáticas e playlists para curtir de casa. Assim, enquanto o cenário não se normaliza, o Correio fez uma playlist que reúne os virais carnavalescos dos últimos anos, além de faixas que marcam a data há anos. Confira:
2008 - Toda boa
Quem saiu nas ruas em 2008, com certeza ouviu nos blocos a música Toda boa, do Psirico. O baiano foi uma das sensações do carnaval na época e arrastou multidões pelas ruas de Salvador.
2009 - Beijar na boca e Cadê Dalila?
Claudia Leitte e Ivete Sangalo foram as responsáveis pelo viral de 2009. Com Beijo na boca, a carioca foi trouxe a canção de axé mais executada nas rádios brasileiras no período festivo, além de ganhar 11 prêmios durante o carnaval. Já Ivete foi responsável por Cadê Dalila?, eleita a música do carnaval pelos prêmios O Bahia Folia e o Dodô e Osmar.
2010 - Rebolation
Rebolation foi responsável por dar luz a Léo Santana, na época vocalista do Parangolé. Em um mix de refrão-chiclete e coreografia viral, o sucesso conquistou o Brasil e até hoje é lembrado por muitos foliões.
2011 - Minha mulher não deixa não, Liga da justiça e Saia e bicicletinha
“Foge, foge, Mulher-Maravilha. Foge, foge, Superman.Você é minha Maravilha e eu sou seu Superman. No swing aqui do Leva, eu quero ver você meu bem”. Esse trecho da música Liga da justiça, da banda Levanóiz, marca o maior hit da folia de 2011.
2012 - Ai se eu te pego e Enfica
Ai se eu te pego estourou nas mãos de Michel Teló em 2012 e até hoje se consagra como uma das músicas mais tocadas no mundo. A canção embalou as festas da época, além de ganhar versões em outras línguas.
2013 - Ziriguidum e Largadinho
Há sete anos, a música Ziriguidum, da banda Filhos de Jorge, virou febre e não teve quem não cantasse e dançasse a faixa em 2013.
2014 - Lepo lepo
Mais uma vez a banda Psirico engata um sucesso na maior festa popular do país. Trata-se de Lepo lepo. A música foi cantada no trio de outros cantores, como Ivete Sangalo, Luan Santana e Tomate.
2015 - Gordinho gostoso, Muriçoca e Camarote
Neto LX, da banda Luxúria, ascendeu em 2015 com a faixa Gordinho gostoso. O cantor ganhou um troféu revelação e desfilou novamente no circuito oficial de Salvador no ano seguinte. No mesmo ano, Wesley Safadão fez história com o single Camarote: após 20 dias do lançamento, a letra já estava rodando os quatro cantos do país. O forrozeiro abocanhou o prêmio do YouTube de música do carnaval 2015.
2016 - Paredão metralhadora
“Pega metralhadora! Trá, trá, trá, trá, trá. As que comandam vão no trá, trá, trá, trá”. Nessas poucas palavras a banda Vingadora, comandada por Tays Reis, foi responsável por emplacar Paredão metralhadora e, consequentemente, o ritmo arrochadeira, uma mistura do pagode baiano com o arrocha.
2017- Todo dia, Deu onda, Você partiu meu coração e Olha a explosão
Olha a explosão, de MC Kevinho, Deu onda, de MC G15, Você partiu meu coração, de Nego do Borel, Wesley Safadão e Anitta, e Todo dia, da Pabllo Vittar e Rico Dalasam foram algumas das músicas mais reproduzidas em plataformas de streaming brasileiras durante o carnaval 2015. O ano foi marcado pela mistura do pop e do funk.
2018 - Envolvimento, Vai malandra e Que tiro foi esse
Cebruthius! A faixa Envolvimento, de MC Loma, foi a música eleita como hit do carnaval 2018. A música chegou a ficar em 1º lugar na parada mundial de músicas virais do Spotify. O trio, na época recém lançado, desbancou Anitta e Jojo Toddynho.
2019 - Bola rebola, Jenifer, Piscininha amor e Vamos pra gaiola
Anitta e Kevin O Chris marcaram o carnaval de 2019 ao lado de Gabriel Diniz e Whadi Gama. As faixas Bola rebola, Jenifer, Piscininha amor e Vamos pra gaiola marcaram o verão e viraram tema de fantasias da folia.
2020 - Tudo ok, Amor de quê e Surtada
A música Tudo Ok, de Thiaguinho MT, liderou o ranking das plataformas digitais no carnaval passado. Pabllo Vittar também emplacou duas faixas, Parabéns e Amor de que. O brega funk, que viralizou com Mc Loma em 2018, ainda apareceu com Surtada, de Tati Zaqui.
Se os brasileiros fossem às ruas neste ano, as apostas de hit carnavalesco estariam voltadas para o piseiro. O gênero se instaurou no país no começo de 2020 e deve seguir em alta no verão.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.