A organização Rock & Roll Hall of Fame anunciou os indicados para serem adicionados à lista de artistas do grupo. Na seleção, concorrem grandes nomes da música internacional como Iron Maiden, Foo Fighters, Rage Against The Machine, Jay-Z e Tina Turner. Os escolhidos para a chamada “Turma de 2021” serão revelados em maio e uma cerimônia de entrada será feira no fim do ano.
Concorrem também este ano Mary J. Blige, Kate Bush, Devo, The Go-Go's, Chaka Khan, Carole King, Fela Kuti, LL Cool J, New York Dolls, Todd Rundgren e Dionne Warwick. A votação é feita por duas frentes. Na primeira, os membros da organização votam - são pouco mais de mil votantes -. Ao mesmo tempo, há uma votação popular aberta, na qual o público pode escolher até cinco nomes para entrar na lista. Esta fica aberta até 30 de abril.
John Skyer, chefe do Rock & Roll Hall of Fame, afirmou que todos os indicados do ano têm “impacto permanente no cenário musical do mundo e influenciaram incontáveis artistas que os seguiram”. O responsável pela lista também afirmou sobre o impacto das escolhas que concorrem em 2021. “Esta lista extraordinária de indicados reflete a diversidade e a profundidade de artistas que o Rock & Roll Hall of Fame celebra”, comentou Skyer no anúncio dos indicados.
O que é o Rock & Roll Hall of Fame
Uma das maiores honrarias da música, o Hall da Fama do Rock começou em 1986 a escolher nomes imortais da história da música, não só do gênero rock n’ roll. Figuram na lista grandes bandas como Queen, Rolling Stones, Beatles; grandes músicos como David Bowie, Aretha Franklin, Prince e Billie Holliday; além de rappers como Tupac Shakur e os grupos Run DMC e N.W.A.
No ano passado, foram adicionados Notorious B.I.G, Nine Inch Nails, Whitney Houston, Depeche Mode, The Doobie Brothers e T. Rex, sem contar com Jon Landau e Irving Azoff que foram honrados com o prêmio especial Ahmet Ertegun Award.
Curiosidades da Turma de 2021
Nomes importantes figuram na lista de 2021, entre eles uma das poucas gigantes do rock que ainda não estão no Hall da Fama: o Iron Maiden. Nomes como Aerosmith, Metallica e Kiss já figuram na lista, mas a banda britânica de metal ainda não foi aceita para o seleto grupo. Grupos mais novos da música como Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam e Radiohead receberam a honraria antes dos metaleiros que ano passado completaram 45 anos de história.
A entrada do Foo Fighters na lista pode também ser histórico e de caráter individual também. Dave Grohl pode se juntar ao exclusivo grupo de pessoas que aparecem duas vezes no Hall da Fama. O roqueiro já faz parte da lista desde 2014, quando o Nirvana, banda que era baterista, foi adicionado. Agora, pode se igualar a Paul McCartney, Neil Young e Micheal Jackson como uma figurinha repetida no Rock & Roll Hall of Fame.
Outros dois músicos que podem ter uma conquista especial são Jay-Z e LL Cool J. Ambos podem se tornar os primeiros rappers solos a entrarem no Hall da Fama ainda em vida. Os rappers solo que figuram na lista são Tupac Shakur e Notorious B.I.G e os dois foram introduzidos de forma póstuma.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.