Televisão

Jornalista Tino Marcos se aposenta após 35 anos de Globo

O último trabalho de Tino Marcos na Globo vai ao ar em julho, no Jornal Nacional. Mas o repórter sai da empresa em fevereiro

Correio Braziliense
postado em 02/02/2021 12:19
Tino Marcos prepara uma série sobre atletas olímpicos para o Jornal Nacional -  (crédito: Globo/Renato Rocha Miranda                          )
Tino Marcos prepara uma série sobre atletas olímpicos para o Jornal Nacional - (crédito: Globo/Renato Rocha Miranda )

O jornalista Tino Marcos anunciou nesta terça-feira (2/2) que vai se aposentar após 35 anos de Rede Globo. O jornalista ressalta no comunicado que foram seis Jogos Olímpicos, oito Copas do Mundo, 30 anos de Seleção Brasileira. O contrato dele termina em fevereiro e a última série que ele produziu para o Jornal Nacional, com atletas olímpicos, vai ao ar em julho.

"Nesses anos todos eu fiz tudo. Não tem lacuna. Fui a Pan-Americano, Sul-Americano... Tudo. A palavra mais forte de tudo é gratidão. Gratidão à vida por ter me permitido... Por eu ter podido fazer aquilo que, para mim, sempre foi uma diversão. Sempre sonhei com uma despedida da Globo alegre, leve", afirma Tino, em nota à imprensa.

O jornalista conta que a pandemia foi fundamental na decisão dele. "Tornou inviável o modelo de trabalho que eu vinha tendo, voltado para matérias com mais fôlego, séries, grandes produções. Isso se resumiu muito. E tem todo um contexto. Minha filha se formando na faculdade, minha esposa se aposentando este ano, eu perdi os meus pais. A vida, 2021, está me trazendo muitas novidades. Por agora é isso aí. Viver essa pandemia, ficar em casa o máximo que eu posso", finaliza.

A Globo, também em nota, agradeceu a Tino e disse que, "para o futuro, as portas da Globo continuarão abertas para parcerias em novos formatos com Tino Marcos". O texto ainda elogia a coragem do jornalista: "é raro alguém ter a sabedoria, a coragem e a serenidade de decidir parar no auge. Tino quer curtir a vida e ficar perto da família depois de tantos domingos trabalhados, de tantas longas viagens, de tanto tempo afastado de casa".

A emissora ainda compara: "Sem exagero algum, Tino Marcos deixar a reportagem é como Pelé se despedir dos campos. Um gênio do audiovisual, da decupagem frame a frame, da pergunta exata, do texto perfeitamente casado com a imagem. Um estilo que influenciou gerações".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação