A notícia de que o filme Bacurau (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, voltou a ser elegível para concorrer ao Oscar 2021 tem causado grande repercussão nas redes e na imprensa nacional e internacional. Na última sexta-feira (29/1), a distribuidora independente Vitrine Filmes anunciou que o filme está registrado no catálogo do Academy Screening Room. Essa é a plataforma de acesso exclusivo aos membros da Academia, responsáveis pela seletiva do prêmio. A lista final dos filmes selecionados será divulgada em 15 de fevereiro. O filme poderá concorrer às principais categorias, exceto Melhor Filme Estrangeiro.
É oficial!
— Vitrine Filmes (@vitrine_filmes) January 29, 2021
Nos EUA, Bacurau está elegível para o Oscar 2021! ????
O filme entrou nesta semana na Academy Screening Room, plataforma de acesso exclusivo aos membros da Academia votantes do Oscar. pic.twitter.com/PVMGmQNuMG
Repercussão
Fãs, veículos de imprensa e responsáveis pela produção de Bacurau têm usado as redes sociais para comemorar a novidade. O anúncio inicia uma nova carreira para o longa pernambucano na corrida pelo Oscar este ano, já que ficou de fora da edição de 2020.
Nas redes sociais, o cineasta Kleber Mendonça Filho comemorou a visibilidade do filme. “Eu fico feliz com Bacurau sendo visto no Brasil e no mundo, não importa aonde”, escreveu. Em outra postagem, feita neste domingo (31/1), com foto da capa do jornal The New York Times, o diretor destacou o apoio da imprensa e crítica internacional.
“Amigos em NY mandaram foto da edição de hoje nas bancas, com o @nytimes defendendo Bacurau como Melhor Filme na Academia, via critica Devika Girish. Grato e um grande abraco sempre pra todo mundo no @povoadobarraparelhas”, agradeceu o diretor.
Também usaram as redes para comemorar a novidade, os atores Silvero Pereira e Thomas Aquino. O primeiro, que vive o justiceiro Lunga no filme, além de postar o anúncio feito pela Vitrine Filmes, voltou às redes nesta segunda-feira (1º) para publicar uma foto de como será o tapete vermelho para a premiação. Já o segundo, que interpreta Pacote, celebrou o cinema e a arte.
Já me vejo nesse Red Carpet 2021 #bacurau pic.twitter.com/jAArBzfyQy
— Silvero (@silveropereira) February 1, 2021
Muito feliz com tudo isso... Bacurau agora nas mãos da academia pra decidir Viva ao cinema.. Viva à arte... pic.twitter.com/sLC8I6rPxH
— Thomás Aquino (@thomasaquinoofc) January 30, 2021
Os fãs também aproveitaram a notícia para enaltecer o filme e torcer pela seleção. Um dos usuários até levantou um questionamento:
Inclusive, a pergunta poderia até ser invertida... Será que o Oscar merece Bacurau? ^_^ https://t.co/iXirggoNMG
— Awvas | FOLCLORE BR (@awvas) January 30, 2021
Bacurau também comemorou outra conquista recentemente: a indicação ao Independent Spirit Awards, um dos principais prêmios do cinema independente mundial, na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio dos indicados à premiação ocorreu em 26 de janeiro, e o diretor Juliano Dornelles postou um registro do momento. "Bacurau indicado a melhor filme internacional do Independent Spirit Awards. Premiação será em abril. Esse cara da imagem é Barry Jenkins fazendo o anúncio. Obrigado a todos!”, escreveu na legenda. A solenidade está marcada para 22 de abril.
Ver essa foto no Instagram
Corrida pelo Oscar
Essa é uma nova chance para o longa pernambucano, que ficou de fora da edição do ano passado da grande celebração do cinema mundial. Na ocasião, a Academia Brasileira de Cinema (ABC) indicou o filme A vida invisível, de Karim Aïnouz, como título para representar o país. Este ano, a ABC apoia a candidatura de Babenco: alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou, de Bárbara Paz, documentário de arte sobre obra a vida do cineasta Hector Babenco.
Por não estar sendo indicado por uma agência internacional, no caso a ABC, Bacurau está elegível para todas as categorias de filmes de ficção, como Melhor Filme, Direção, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original, exceto para a de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A distribuidora americana Kino Lorber está à frente da campanha.
Enredo
O longa narra a história de um pequeno povoado do sertão brasileiro chamado Bacurau. Ele inicia a trama despedindo-se da matriarca Dona Carmelita, uma mulher forte e querida por todos, que morre aos 94 anos. Os moradores do vilarejo descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, e então Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. O grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. Para quem ainda não viu, ou deseja revê-lo, o filme está disponível no streaming do Telecine ou pelas plataformas do iTunes, Now, Looke, Vivo Play, Google Play, Oi Play e Youtube Filmes.
Ver essa foto no Instagram
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.