O curta-metragem de animação brasileiro Umbrella está entre os filmes elegíveis para entrar na corrida do Oscar de 2021. Dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, do estúdio independente Stratostorm, o filme estreará gratuitamente, no YouTube, em 7 de janeiro, e ficará disponível ao público até o dia 21. “Após a qualificação do Umbrella, optamos por divulgar o filme na plataforma livre do YouTube. Queremos que o público finalmente assista e compartilhe essa linda história para apoiar o cinema nacional independente”, comenta Helena, em material divulgado à imprensa.
Sem diálogos, o curta conta a história de Joseph, um menino que vive em um orfanato e, por memórias afetivas, sonha em ter um guarda-chuva amarelo. O encontro com uma jovem garota que acompanha a mãe até o local para fazer doações lhe dá novas perspectivas de pensamento, de acordo com a sinopse oficial. “Criamos um curta-metragem sem diálogos pois queríamos que a mensagem fosse universal, e que as emoções e as reflexões ecoassem pela própria narrativa, pela animação e música”, afirma Helena.
A história é inspirada em um evento real vivenciado pela irmã da diretora, e abordada de forma sensível, com uma mensagem de empatia e esperança. Escrito em 2011 e tendo estreado em 2019, o filme foi selecionado, no ano passado, para 19 festivais que qualificam para a disputa por um lugar na Academia, entre eles o Tribeca, Cinequest, Chicago International Film Festival, Calgary International Film Festival e Animayo.