Filme

'Fevereiros': Documentário de Maria Bethânia ganha edição em DVD

A produção, dirigida por Marcio Debellian, acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro até Santo Amaro, na Bahia

Correio Braziliense
postado em 29/01/2021 10:37 / atualizado em 29/01/2021 10:37
 (crédito: coringa comunica/ divulgação)
(crédito: coringa comunica/ divulgação)

Após passar por dezenas de festivais de cinema, o documentário Fevereiros, dirigido por Marcio Debellian, estreou nos cinemas brasileiros em janeiro de 2019 e, agora, ganha versão em DVD físico. O longa acompanha a cantora Maria Bethânia do Rio de Janeiro, no desfile da Mangueira de 2016, até Santo Amaro da Purificação, cidade natal da cantora.

A produção detalha a construção do carnaval da escola verde e rosa, desde os desenhos das primeiras alegorias até os desfiles no Sambódromo carioca. Fevereiros também viajou para o recôncavo baiano, registrando o ambiente familiar e religioso da cantora, além das festas em Santo Amaro da Purificação. Na viagem, a obra se depara com questões históricas como o surgimento do samba, a tolerância religiosa e o racismo.

"O que me interessou desde o início, independente do resultado que o carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo. Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios", conta o diretor Marcio Debellian, em material de divulgação.

Fevereiros ainda reúne depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira, do historiador Luiz Antonio Simas, da poeta Mabel Velloso e do porta-bandeira da Mangueira Squel Jorgea.

Assista ao trailer de Fevereiros:


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação