Estilo musical

Conheça o breggaeton, vertente lançada por JS O Mão de Ouro, Thiaguinho MT e Igor Sales

O trio misturou o brega-funk com o reggaeton para dar origem a um novo subgênero

Adriana Izel
postado em 31/01/2021 08:00
JS O Mão de Ouro e Igor Sales no clipe de Breggaeton -  (crédito: Bruno Claudino/Divulgação)
JS O Mão de Ouro e Igor Sales no clipe de Breggaeton - (crédito: Bruno Claudino/Divulgação)

O verão de 2021 será embalado por um novo estilo musical. É o breggaeton, uma união das batidas do brega-funk, originário de Pernambuco, com o reggaeton, ritmo com raízes na música latina. A ideia do subgênero surgiu dos produtores JS O Mão de Ouro e Thiaguinho MT -- dupla que, no ano passado, emplacou o hit do carnaval Tudo ok com Milla -- em parceria com o cantor Igor Sales, representante do reggaeton no Brasil.

"A ideia de misturar o brega-funk com o reggaeton surgiu um dia no estúdio como JS O Mão de Ouro e o Thiaguinho MT. Eles me convidaram pra compor a obra. Daí então, escrevi e lancei com o JS O Mão de Ouro", explica Sales. O lançamento ao qual o artista se refere é a faixa que leva exatamente o nome do gênero, Breggaeton, lançada em 30 de dezembro, mas vislumbrando a disseminação do ritmo em 2021.

O estilo musical bebe da batida do brega-funk, já o BPM é similar nos dois gêneros. "O brega é a pitada do Brasil no reggaeton", diz Sales. JS O Mão de Ouro concorda dizendo que os ritmos têm similaridades e explica como funciona a junção: "O reggaeton, por exemplo, tem muita “batida reta”. Já no caso do brega, temos mais “kicks”, “latinhas”, “viradas” e melodia. A junção dos dois deu muito certo. Cada estilo agregou o que há de típico em seu país de origem. Ambos mantiveram suas características básicas".

A ideia, agora, é continuar explorando o gênero. JS O Mão de Ouro já lançou outro breggaeton, a faixa Chamadinha, um dueto com Ruanzinho, conhecido no sertanejo universitário. A música foi divulgada em 22 de janeiro. "Acredito que o breggaeton possa se tornar tendência. Faremos vários trabalhos em cima desse gênero. A intenção é que se possa ampliar o público para essa nova possibilidade rítmica, assim como a aceitação também em outros países", declara o produtor.

Três perguntas // JS O Mão de Ouro e Igor Sales

No ano passado, JS conseguiu arrebatar o título de música do verão e do carnaval com Tudo ok, além de outros hits. Como foi o ano de 2020 para você e o que podemos esperar em 2021?
JS O Mão de Ouro: O ano de 2020 foi muito bom, repleto de conquistas e sucessos. Estávamos na batalha, correndo atrás do nosso sucesso, Tudo ok veio no momento certo! Apesar da pandemia, conseguimos ter bons resultados. Graças a Deus! Sempre trabalhando muito, como sempre, estávamos na busca de acertar algo novo no ano. Para 2021, tenho muitas novidades: parcerias com artistas brasileiros e internacionais. Pretendo soltar um EP. Coisas boas estão por vir.

Igor, você é um dos nomes conhecidos no Brasil do reggaeton. Como você entrou nesse cenário?
Igor Sales: Sou um artista que veio do reggae, mas sempre me interessei muito por músicas latinas. Sou fã do Ozuna, Daddy Yankee e J Balvin. Assim, o reggaeton entrou na minha vida.

Quais são seus planos para 2021, Igor?

Igor Sales: Como meus empresários sempre dizem: “É um trabalho de formiguinha”. Trabalho esse que vem sendo feito. Como resultado disso, teremos bastante música boa vindo por aí. A meta é que minha música sempre chegue em mais lugares.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação