Festival on-line

II Encontro de Teatro Lambe-Lambe de Brasília será transmitido on-line

Criado em Salvador, no final dos anos 1980, o teatro lambe-lambe, tradicionalmente, é um tipo de espetáculo apresentado dentro de uma caixinha com bonecos e objetos em miniatura

Correio Braziliense
postado em 07/01/2021 18:21
Cena do espetáculo 'Noviazgo en el Cementerio', de Mestre Lunas, presente no festival -  (crédito: Rafael Arenas Encinas/Divulgação)
Cena do espetáculo 'Noviazgo en el Cementerio', de Mestre Lunas, presente no festival - (crédito: Rafael Arenas Encinas/Divulgação)

A segunda edição do Encontro de Teatro lambe-lambe de Brasília, realizada pelo grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas, começa em 1º de fevereiro. Até o dia 12, artistas e grupos de teatro do Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Chile, Argentina e Uruguai apresentarão, pelo canal d’As Caixeiras no YouTube, espetáculos nessa modalidade. Também serão realizadas palestras, bate-papos, pela plataforma Zoom e com transmissão gratuita pelo YouTube. Os formulários de inscrição e a programação completa serão disponibilizados neste link

O teatro lambe-lambe é uma das vertentes de teatro de animação contemporâneo, e consiste em um espetáculo realizado no espaço reduzido de uma caixa, como um teatro portátil, em que o ator manipula bonecos e objetos em miniaturas, muitas vezes acrescentando novas técnicas de iluminação ou utilizando o teatro de sombras. Em geral, o espetáculo é apresentado para um público reduzido, de uma, duas ou três pessoas, que observam a ação cênica por uma pequena abertura na parte da frente.

O nome é inspirado nos antigos fotógrafos lambe-lambe, das décadas de 1940 a 1970, que fotografavam com uma câmera escura em formato de caixa e tinham de lamber os filmes para fazer as fotos. As atrizes-animadoras Ismine Lima e Denise de Santos são consideradas as inventoras dessa modalidade, em Salvador.

A primeira edição do Encontro de Teatro Lambe-lambe de Brasília ocorreu em 2018, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Esta segunda edição, realizada de forma virtual, tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal e faz parte do programa de ocupação do Espaço Cultural Renato Russo, da 508 Sul.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação