Mahmundi despontou no mundo da música como cantora, compositora e instrumentista responsável pela produção dos próprios álbuns. Com o lançamento recente do projeto Sorriso rei, a artista estreia no grande mercado fonográfico como produtora. “Na verdade, sou uma produtora musical que canta. Como eu não tinha achado ainda ninguém para eu produzir, eu cantei, e, de repente, deu certo. Estou desenvolvendo e me apaixonando pela minha própria voz, mas adoro produzir e acho que meu chamado é este”, disse ao Correio.
Assinando a direção criativa do projeto da Universal Music, gravadora de que é contratada desde o álbum Para dias ruins (2018), Mahmundi coloca sua visão a serviço de um elenco de vozes negras contemporâneas da gravadora, que homenageiam músicas de dois mestres: Tempo rei, de Gilberto Gil, foi revisitada pelos cantores Xande de Pilares, Léo Santana e Priscila Tossan, enquanto Sorriso aberto, de Jovelina Pérola Negra, ficou a cargo de Mumuzinho, Malía, Mc Zaac e Ruby. “O maior desafio foi pegar duas músicas que já existem, sem a pretensão de fazer melhor nem pior: apenas entender como é fazer essas músicas em 2020, com essas vozes tão fantásticas”, explicou.
Metodologia
Segundo a cantora Ruby, presente na coletiva, Mahmundi chegou “enfiando o pé na porta” com sua metodologia. Para Mahmundi, é um divisor de águas na carreira. “Quero muito ocupar esse lugar de várias formas, e quero muito, daqui para a frente, produzir outros artistas”, disse.
“Eu não posso falar isso alto, porque tem um time inteiro querendo que eu grave vários álbuns, cantando. Mas, na primeira reunião que tive (com a gravadora), há dois anos e meio, eu falei: ‘Olha, eu quero ser uma produtora musical’. Disseram-me que produtora musical não vende, mas eu sinto que a gente é de uma geração muito diversa. Calvin Harris e Papatinho, por exemplo, são pessoas que já estão na música assumindo um lugar de produção. Eu quero galgar esse lugar, como mulher preta”, declarou a musicista, cuja carreira artística continua em alta, com o lançamento, em maio, do álbum autoral Mundo novo.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira