O projeto Roque Severino, parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a plataforma Me Ver (de Brasília), realizará nesta sexta-feira (4/12), via Google Meet, a Oficina de Criação Teatral por Telepresença, com técnicas, conhecimentos teóricos e experiência sobre teatro produzido e encenado a distância. A aula será realizada a partir das 18h30, no horário de Manaus, e 19h30, no horário de Brasília, e terá duração de três horas. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site, onde também há informações sobre outras atividades do projeto.
A oficina faz parte de uma iniciativa contemplada pelo edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, e engloba, além de oficinas e outras atividades, a montagem do espetáculo Roque Severino: Todo dia morre gente que nem vivia, adaptação dos textos Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e Berço do Herói, de Dias Gomes. Este último serviu de base, depois, para a novela Roque Santeiro, do mesmo autor. O projeto é liderado pelos professores Amanda Ayres, da UEA, e Guilherme Carvalho, da UnB.
Guilherme, diretor de Roque Severino, é diretor, ator, bonequeiro e palhaço. Especialista em criação cênica pela internet, é idealizador do portal Me Ver, que compila espetáculos transmitidos por diversas plataformas da internet, pesquisas feitas pela UnB e livros didáticos sobre o assunto. Ele trabalha há mais de 10 anos com esse tipo de formato e pesquisa sobre a área.
Amanda Ayres, coordenadora do projeto, é atriz, teatróloga e parceira de longa data de Guilherme em pesquisas, criações ou no portal. Juntos, em 2011, apresentaram o espetáculo O banquete, como resultado da disciplina Teatro e tecnologia, ofertada por eles no curso de Teatro a distância da UnB, em diálogo com o curso de extensão Processo criativo e atuação em telepresença.
Os dois ministram a oficina desta sexta-feira ao lado dos atores Mariana Libório, Davi Lopes e Ítalo Almeida. Os objetivos da aula são expor as possibilidades de plataformas de transmissão ao vivo e as características delas, investigar possibilidades artísticas no contexto da web e pesquisar as relações técnicas e estéticas da transmissão de teatro para as telas de telefones, tablets e computadores, assim como o trabalho do ator telepresente.
SERVIÇO
Oficina de Criação Teatral por Telepresença
Sexta-feira (4/12), às 19h30 (horário de Brasília). Inscrições grauitas pelo site do Me Ver. Via Google Meet. Com duração de três horas.