Cinema

Festival de Cinema de Brasília substitui dois curtas da programação

O evento contará com mais dois novos curtas-metragens na categoria oficial do gênero, em substituição a dois trabalhos que não cumpriram o regulamento

A lista dos filmes selecionados para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro teve adaptações. O evento contará com mais dois novos curtas-metragens na categoria oficial do gênero, em substituição a dois trabalhos que não cumpriram o regulamento do FBCB.

No período recursal, foi apontado que dois curtas pré-selecionados descumpriram o item do edital referente ao ineditismo no Distrito Federal. Assim, os filmes, À beira do planeta mainha soprou a gente (BA) e Mãtãnãg, a encantadora (MG) foram substituídos por Noite de seresta (CE) e Inabitáveis (ES), os dois melhores pontuados.

“Não é uma decisão nossa. Consta no regulamento que os filmes têm que ser inéditos em Brasília, tivemos que tirar esses dois trabalhos”, afirma o curador do festival, Silvio Tendler, em material de divulgação.

Os novos filmes do Festival de Cinema

Noite de seresta reafirma a máxima de quem canta seus males espanta. Esse é o lema de Kátia, uma mulher que dedica a vida a cantar acompanhada por midis de karaokê. No documentário, há alguns momentos da carreira da cantora e da vida, além da forma como ela estar no mundo. 

Inabitáveis acompanha uma companhia contemporânea de dança que está prestes a estrear o mais novo espetáculo que tem como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.

Trinta filmes de diversas temáticas e linguagens serão transmitidos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que ocorre entre 15 e 20 de dezembro, com transmissão pelo Canal Brasil e streaming Canais Globo.