A tradicional Mostra Dulcina chega à 32ª edição com mais uma edição virtual com programação desta terça-feira (1º/12) até 12 de dezembro, com transmissão gratuita pelas redes sociais da Faculdade Dulcina de Moraes, no Conic (SDS). Serão 12 dias de atrações on-line, desde apresentação em vídeos e imagens até oficinas e seminários com participação de alunos e professores da instituição.
O grande destaque da edição é o filme Fica comigo esta noite, com direção, concepção e roteiro de Fernando Guimarães, que será exibido na abertura, a partir das 20h, e ficará disponível para ser assistido no canal no YouTube até o fim da Mostra Dulcina. O trabalho é resultado de um caminho que tem sido trilhado por Fernando Guimarães. Na edição passada da mostra, ele e os alunos apresentaram o média-metragem Não é preciso ser feliz para recomeçar. Agora, é a vez de um longa-metragem.
Diferentemente da obra anterior, que se inspirou no livro A peste (Albert Camus), a nova produção busca sair da temática da pandemia da covid-19, indo para um caminho mais leve e divertido, sendo um contraponto “aos tempos custosos”, como define Fernando. Para isso, ele buscou se inspirar nas obras de autores brasileiros. O norte da produção é um conto de Jorge Amado, Farda, fardão, camisola de dormir (1979), mas também tem um quê de Machado de Assis e Nelson Rodrigues.
“Semestre passado a gente fez um curta que todo mundo achou que se referia à covid. Quando foi esse semestre, falei: ‘Não aguento mais falar disso. Está todo mundo cansado. Vamos fazer outra coisa’. Pensei no Jorge Amado, que é um autor brasileiro pra cima. Eu não queria uma coisa deprimente. Também não me interessava as obras que são tão conhecidas do público”, explica o diretor.
Narrativa
Fica comigo esta noite se passa no velório do personagem Ananias Bruno, um membro da Academia Brasileira de Letras. O longa-metragem mostra a articulação política em torno da vaga deixada por Naná, como era conhecido Ananias. O lobista Lisandro Leite vê na situação uma oportunidade de se lançar na carreira política fazendo uma aliança com o coronel Sampaio Pereira, um militar que disputa a cadeira do poeta. O elenco é formado por Alex Ribeiro, Ágatha Cristine, Bete Virgens, Eduardo Jayme, Filipe Moreira, Leonardo Vieira Teles, Luana Coelho, Rafael D’Carvalho es Sérgio Tavares.
Antes da exibição do filme, a abertura da Mostra Dulcina terá a presença de Raissa Gregori, presidente da Fundação Brasileira de Teatro (FBT), em uma live. A 32ª Mostra Dulcina é mais uma ação da campanha Levante Dulcina, movimento que busca reestruturar a FBT.
32ª Mostra Dulcina
De 1º a 12 de dezembro pelas plataformas da Faculdade Dulcina de Moraes, como Instagram, YouTube e Facebook. Programação e mais informações aqui. Gratuito.