Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anuncia os vencedores nesta segunda

Um grupo de nove jurados determina os grandes vencedores da 53ª edição do Festival às 15h em cerimônia on-line

Ricardo Daehn
postado em 21/12/2020 13:28 / atualizado em 21/12/2020 13:30
 (crédito: Pedro Ibarra/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Ibarra/Esp. CB/D.A Press)

Um grupo diversificado de jurados, com nove componentes, integra três comissões que, logo mais, às 15h, pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, terá as escolhas dos preferidos pontuadas no 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Vale destacar que, na entrega dos prêmios Candango pesará o valor imaterial do troféu, calcado na tradição e no prestígio. Os R$ 400 mil reservados à premiação foram destinados, de modo equilibrado, entre participantes dos 30 filmes que disputam troféus em três frentes.

Prêmios especiais serão atribuídos aos participantes do evento, descontado o reconhecimento de melhor pelo júri oficial e pelas escolhas populares (de público). Analisar os longas-metragens da mostra competitiva coube à atriz e diretora Ana Maria Magalhães (atriz de filmes de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos), ao realizador e pesquisador de cinema Joel Zito Araújo (com pós-doutorado no Texas e autor do novo clássico Filhas do vento) e ainda a Ilda Santiago, famosa curadora do circuito de cinema, além de diretora do Festival do Rio.

Para esmiuçar a lista e o conteúdo de 12 curtas-metragens foram acionados Carlos Marcelo (com ampla formação cultural e diretor de redação do jornal Estado de Minas) e a produtora de audiovisual de origem indígena Graciela Guarani (da nação Guarani Kaiowá). A cineasta Liloye Boubli completa a comissão.

Já os longas e curtas da cidade programados para a Mostra Brasília passaram pelo crivo de dois cidadãos brasilienses: a atriz e diretora Catarina Accioly e o jornalista (e doutor em estudos literários) Sérgio de Sá. A produtora cultural e cineasta Débora Torres completa a lista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação