O cantor Shawn Mendes apresentou ao mundo Wonder, o quarto trabalho de estúdio da carreira, que chegou às plataformas de streaming nesta sexta-feira (4/12). O álbum foi anunciado de surpresa em outubro. O resultado final supre a curiosidade com boas letras, mas se apresenta musicalmente como algo que não passa das fórmulas do gênero pop.
O disco possui 14 faixas, que seguem uma fórmula de sucesso no cenário pop atual. Por vezes em canções no piano -- que lembram as baladas antigas de rádio --, outras em algo mais moderno com toque que se assemelha a trabalhos de Ed Sheeran ou Justin Bieber. O segundo cantor, inclusive, participa em um dos pontos altos do álbum, o single Monster. Outros destaque são Teach me how to love, que conta com suingue das baterias gravadas pelo compositor e rapper Anderson Paak; Piece of you, que traz um toque eletrônico e dançante; e 305, que ganha o ouvinte no ritmo.
A essência musical do trabalho está em fazer canções que fiquem na cabeça, num conceito quase petrificado e sem nuances. Contudo, o álbum ganha muito em poesia. As letras de Shawn Mendes estão mais profundas, e apesar de tratarem de uma fase muita romântica -- ele vive um romance com a também cantora Camila Cabello --, têm um lirismo interessante.
Além do amor, o cantor canta muito de si mesmo e chega a questionar a própria solidão, como em Call my friends, sobre como abriu mão de toda vida que tinha em nome da carreira musical. Essa introspecção é muito bem apresentada em um trabalho visual que casa identidade e conceito.
É possível dividir o cantor em duas personas em Wonder, um jovem que escreve com segurança sobre o que sente e como vê o mundo, e um homem que sabe o que precisa fazer para conquistar o mercado mainstream da música. O caminho que Shawn Mendes precisa trilhar é o de fundir esses dois artistas e conseguir, sem apelações, entregar todo potencial de estrela que tem. Este disco mostra que ele é capaz de conquistar coisas ainda maiores.
Wonder, novo álbum de Shawn Mendes
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.