Editais

Secec divulga projetos que receberão recurso do FAC Mais Cultura

Ao todo, serão R$ 5,5 milhões distribuídos entre 48 linhas de apoio à cultura

Correio Braziliense
postado em 02/12/2020 12:19 / atualizado em 02/12/2020 12:19
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou, nesta quarta-feira (2/12), o resultado final da etapa de admissibilidade dos projetos classificados do edital Mais Cultura, do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC). Ao todo, serão R$ 5,5 milhões distribuídos entre 48 linhas de apoio.

Das 103 propostas classificadas, o chamamento público habilitou 75 para fomentar a cultura no Distrito Federal. A partir do resultado, os projetos aprovados deverão ser realizados em até dois anos.

O projeto visa a descentralização dos recursos do FAC. Com isso, o Mais Cultura conta com vagas reservadas de acordo com o local de residência dos agentes culturais contemplados. A ideia é valorizar produções culturais de regiões administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Esse novo quesito permitiu que produtores de determinadas RAs recebessem pontuação extra. Isso mostra o caráter de democratização e de difusão do Mais Cultura”, avaliou Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, em material de divulgação.

Os agentes culturais habilitados deverão comprovar regularidade jurídica por meio da apresentação de documentos, que devem ser entregues no prazo de 30 dias corridos, a partir de 8 de dezembro. Confira aqui o resultado final. 

Mais Cultura

O FAC Mais Cultura é estruturado em torno dos segmentos artísticos e culturais como: artes plásticas, visuais ou fotografia, artesanato, design e moda, audiovisual, manifestações circenses, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, leitura, escrita e oralidade, música, ópera e musical, patrimônio histórico e artístico material e imaterial e teatro.

O edital impediu, em algumas linhas, a realização de ações em regiões como Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto (excluindo a Vila Telebrasília e a Vila Planalto). Também incentiva os agentes culturais da parte central a realizar projetos em outras áreas do DF, contribuindo para o intercâmbio artístico cultural.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação