O Troféu HQMIX, mais tradicional prêmio de quadrinhos brasileiro, anunciou os vencedores da 32ª edição do prêmio. Entre os vencedores, está a artista brasiliense Diana Salu, autora do livro Cartas para ninguém. A obra foi considerada a melhor na categoria Projeto Gráfico.
O livro, coeditado pela PadêEditorial, foi lançado no ano passado em formato artesanal. "O projeto gráfico é a cola que amarra um livro - dele fazem parte o conteúdo, as escolhas sobre como esse conteúdo vai ser organizado, os materiais que serão usados, quais elementos ele carrega que são únicos, enfim, tudo, desde a criação até o momento dos últimos acabamentos gráficos. Então é incrível que Cartas para ninguém receba esse prêmio, pois o livro não só reúne três anos de trabalho em quadrinhos, desenhos e poemas, mas também um pensamento de como tudo isso vai se organizar e toda minha experiência com publicações independente", declarou a artista em material divulgado à imprensa.
A cerimônia de premiação será em 12 de dezembro, transmitida canal do Centro de Pesquisa e Formação no YouTube e nas redes sociais do Sesc SP. às 18h. O apresentador Serginho Groisman, padrinho do evento, será o mestre de cerimônias, ao lado da dupla da dupla Gual e Jal, criadores do Troféu. O desenhista homenageado como Grande Mestre é Miguel Paiva. Sua personagem “Radical Chic” foi a escolhida para a escultura do troféu deste ano. A cada ano um personagem brasileiro é homenageado.
O livro mistura cartas em quadrinhos, poemas e desenhos de Diana, transitando entre paisagens reais e imaginárias e memórias da autora. O posfácio, em forma de carta, é da escritora e ativista trans Amara Moira.
A obra vinha sendo publicado em pequenas tiragens feitas à mão, mas, com a pandemia do novo coronavírus, o processo foi interrompido. Agora, a quadrinista está com uma campanha de financiamento coletivo para reimpressão da obra em formato offset, em uma gráfica, e para a viabilização de novos trabalhos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.