A tradicional Mostra Dulcina chega à 32ª edição com mais uma edição virtual com programação de hoje até 12 de dezembro, com transmissão gratuita pelas redes sociais da Faculdade Dulcina de Moraes, no Conic (SDS). Serão 12 dias de atrações on-line, desde apresentação em vídeos e imagens até oficinas e seminários com participação de alunos e professores da instituição.
O grande destaque da edição é o filme Fica comigo esta noite, com direção, concepção e roteiro de Fernando Guimarães, que será exibido na abertura a partir das 20h, e ficará disponível para ser assistido no canal no YouTube até o fim da Mostra Dulcina. O trabalho é resultado de um caminho que tem sido trilhado por Fernando Guimarães. Na edição passada da mostra, ele e os alunos apresentaram um média-metragem Não é preciso ser feliz para recomeçar. Agora, é a vez de um longa-metragem.
Diferentemente da obra anterior, que se inspirou no livro A peste (Albert Camus), a nova produção busca sair da temática da pandemia da covid-19, indo para um caminho mais leve e divertido, sendo um contraponto “aos tempos custosos”, como define Fernando. Para isso, ele buscou se inspirar nas obras de autores brasileiros. O norte da produção é um conto de Jorge Amado, Farda, fardão, camisola de dormir (1979), mas também tem um quê de Machado de Assis e Nelson Rodrigues.
“Semestre passado a gente fez um curta que todo mundo achou que se referia à covid. Quando foi esse semestre, falei: ‘Não aguento mais falar disso. Está todo mundo cansado. Vamos fazer outra coisa’. Pensei no Jorge Amado, que é um autor brasileiro para cima. Eu não queria uma coisa deprimente. Também não me interessava as obras que são tão conhecidas do público”, explica o diretor.
Narrativa
Fica comigo esta noite se passa no velório do personagem Ananias Bruno, um membro da Academia Brasileira de Letras. O longa-metragem mostra a articulação política em torno da vaga deixada por Naná, como era conhecido Ananias. O lobista Lisandro Leite vê na situação uma oportunidade de se lançar na carreira política fazendo uma aliança com o coronel Sampaio Pereira, um militar que disputa a cadeira do poeta. O elenco é formado por Alex Ribeiro, Ágatha Cristine, Bete Virgens, Eduardo Jayme, Filipe Moreira, Leonardo Vieira Teles, Luana Coelho, Rafael D’Carvalho es Sérgio Tavares.
Antes da exibição do filme, a abertura da Mostra Dulcina terá a presença de Raissa Gregori, presidente da Fundação Brasileira de Teatro (FBT), em uma live. A 32ª Mostra Dulcina é mais uma ação da campanha Levante Dulcina, movimento que busca reestruturar a FBT.
32ª Mostra Dulcina
De 1º a 12 de dezembro pelas plataformas da Faculdade Dulcina de Moraes, como Instagram (@facdulcina), YouTube (https://bit.ly/2CVFvBF) e Facebook (/facdulcina). Programação e mais informações em https://www.dulcina.art.br/. Gratuito.