De 7 a 8 de novembro será realizado o II Festival da Cultura Cubana. Com importantes nomes da cultura atual e antiga do país, o evento ocorrerá em formato totalmente virtual e gratuito, com apresentações de música, dança, e poesias da cultura popular de Cuba. A transmissão será na página do Facebook do Consulado Geral de Cuba em São Paulo e no canal do YouTube do Brasil de fato. Na grande São Paulo, o festival também pode ser acompanhado pelo canal TVT (TV dos Trabalhadores).
O festival é uma proposta de intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba e chega à segunda edição com programação repleta de opções durante o fim de semana. Estão confirmados como atrações a Orquestra Aragón; o bailarino Carlos Acosta acompanhado da própria companhia; a trupe de Teatro infantil La Colmenita; cubanos radicados em São Paulo Yaniel Matos (pianista e violoncelista); e Fernando Ferrer (sobrinho de Ibrahim Ferrer, lendário músico do grupo Buena Vista Social Club).
“Nos alegra que seja novamente no Brasil, país cujo povo comparte de tantos traços comuns com Cuba: a integração étnica, onde confluem o africano e o europeu, no talento e amor pela música popular, na arte, no geral e na idiossincrasia”, aponta o Cônsul General de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón Barata, em um texto enviado ao Correio.
O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Cultura Cubana, comemorado em 20 de outubro, e visa espalhar um pouco mais da arte que está sendo feita no país. “Para os cubanos, este encontro representa a fusão de nossa cultura com os sentimentos pátrios de independência e justiça social”, explica o Cônsul sobre a importância da festa. “Constitui uma razão muito importante para celebrar, de forma francamente festiva, em que a música, dança, artes visuais e outras muitas manifestações culturais têm papel fundamental”, completa.
Para a edição de 2020 do Festival da Cultura Cubana serão preparadas duas homenagens especiais. A primeira aos 100 anos do nascimento da bailarina e coreógrafa Alicia Alonso, a única latino-americana a receber título simbólico de “prima ballerina assoluta” e também considerada uma das figuras culturais mais importantes do século 20. Também serão comemorados os 90 anos de Alfredo Sosabravo, ganhador do Prêmio Nacional de Artes Plásticas, artista que trabalha com cerâmicas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Consulado Geral de Cuba em SP (@consuladocubasp) em
Confira a programação completa do Festival da Cultura Cubana
Data: Sábado, 7 de novembro a partir das 12h
– Orquestra Aragón
– Mauricio Figueiral e Luna Manzanares
– Vengsay Valdes
– Batanga & Cia
– Pancho Amat
– Los Muñequitos de Matanzas
– Felipe Chibas
– Los Van Van
Data: 8 de novembro (Domingo), a partir das 12h
-Septeto Habanero
-La Colmenita
-Acosta Danza
-Aliesky Perez
-Ferrer y Banda
-Sintesis
-David Blanco
-Lizt Alfonso
-Alejandro Falcón y Cuba Aden
-Grupo Moncada
-Alejandra y Cubania
-Maria Maia
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel