Com espetáculos de cinco países, a segunda edição do Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Boneco ocorre de 9 a 15 de novembro, nas redes sociais do projeto. Já no dia 14, às 16h, terá uma roda de conversa on-line com o intuito de disseminar informações e educar a respeito da arte dos bonecos. O festival estava marcado para ocorrer, presencialmente, em março deste ano, em Taguatinga, mas foi adiado e reformulado para o ambiente virtual por conta da pandemia. O acesso é gratuito e a classificação é livre.
Os convidados para edição deste ano serão os grupos: Compagnie Pelele (França), com o espetáculo Au bout du fil; La Puntual (Espanha), com Pipa, el títere maravilla; Manuelucho (Colômbia), com o Circo de las maravillas; La Pluma (Uruguai), com Alenka e a bruxa Baba Yaga; e Mamulengo Fuzuê (DF) com Benedito abençoado e bendizido; Mamulengo Presepada (DF), com Mateus da Lelé Bicuda; As Caixeiras (DF), com Caixa de mitos e coisas de mulher; e Mamulengo Água de Cacimba (PE), com a Flor do mamulengo. Os espetáculos serão disponibilizados simultaneamente no período de duração do festival, pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Já a conversa on-line ocorre sob o título "Roda de conversa - Teatro de bonecos como patrimônio cultural". A proposta é trazer informações sobre a tradição, as semelhanças e as particularidades do teatro popular de bonecos no mundo; e discutir como renovar a tradição e ações para estabelecer a arte enquanto patrimônio cultural universal.
A roda será sábado, 14 de novembro, às 16h, no formato on-line. Para participar, é necessário enviar uma mensagem nas redes sociais do Bonecos de Todo Mundo, um e-mail ou se inscrever pelo link. http://bit.ly/rodadeconversabtm2020
Serviço
2ª edição do Bonecos de Todo Mundo - Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos - On-line
Por meio do perfil Bonecos de Todo Mundo no Instagram, Facebook e YouTube. De 9 a 15 de novembro, com Roda de Conversa no dia 14, às 16h. Inscrições para a roda de conversa por meio do link, e-mail e mensagem nas redes sociais. http://bit.ly/rodadeconversabtm2020. Evento gratuito e com classificação indicativa livre.