A Feira do Livro de Brasília dá seguimento ao projeto itinerante para levar a literatura aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental I com a premissa de promover o encontro do leitor com o autor e estimular o gosto pela leitura ainda na infância. Durante 23 de novembro e 18 de dezembro, a 2ª edição da FeLib proporcionará contação de histórias e contato com autores a 40 unidades da rede pública de ensino no modelo on-line.
Ceilândia, Sol Nascente, Estrutural, Gama, São Sebastião, Planaltina, Samambaia, Paranoá e Itapoã são algumas das cidades que receberão a iniciativa itinerante. Ao todo, escolas de 22 regiões administrativas serão contempladas com as contações de história de Patrícia Berg, Tia Mari e dos grupos Matrakaberta e Duo Flor de Cacau. Mesmo sendo realizadas em formato virtual, as apresentações seguirão os padrões dos encontros presenciais da primeira edição.
O contato com a produção literária ficará a cargo dos autores de literatura infantil. Nesta edição, os escritores Álvaro Modernell, Irís Borges, João Rodrigues e Nyedja Gennari apresentarão os bastidores das histórias que encantam os estudantes. Ao fim do projeto, as 40 escolas receberão 12 livros cada, totalizando 480 obras entregues gratuitamente.
As apresentações também terão tradução para Libras e, inicialmente, serão disponibilizadas para duas escolas por dia. Após as unidades de ensino receberem o projeto, os vídeos ficarão disponíveis para todo o Brasil no canal no YouTube do Instituto Latinoamerica, organizador da Feira do Livro de Brasília.
“Quanto ao novo formato que nos obriga a pandemia, é a oportunidade possível para manter nosso compromisso e cumprir a missão de incentivar e fomentar o gosto pela leitura, principalmente entre as crianças e jovens”, explica o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, em material de divulgação.
Serviço
2ª FeLiB Itinerante
Durante os dias 23 de novembro a 18 de dezembro, em 13 Regionais de Ensino. Projeto gratuito, destinado a estudantes de escolas públicas. Com exibição no YouTube.