Música

Muntchako lança 'Cloroquina ina ina' com Lucas Santtana e Luisa Nascim

A música da banda Muntchako é uma crítica ao modo como o governo brasileiro agiu no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus

Correio Braziliense
postado em 20/11/2020 12:37 / atualizado em 20/11/2020 12:37
 (crédito:  Janine Moraes/Divulgação)
(crédito: Janine Moraes/Divulgação)

A banda brasiliense Muntchako apresenta, nesta sexta-feira (20/11), o single Cloroquina ina ina. A música é uma crítica ao modo como o governo brasileiro agiu para combater a pandemia do novo coronavírus durante o ano de 2020. O som é fruto de uma parceria com o músico baiano Lucas Santtana e tem a participação da cantora Luisa Nascim, do projeto Luisa e os Alquimistas.

O lançamento faz uma crítica clara e explícita ao modelo de combate ao coronavírus por parte do governo federal e também ao negacionismo adotado por autoridades diante da situação de saúde imposta pela pandemia no país. “Cloroquina é uma chacina”, cantam os músicos. A música brinca com rimas de palavras terminadas com a sílaba “ina” em um tom sarcástico.

A música inaugura um gênero que a Muntchako apelidou de “bregapunk”. A banda mistura o ritmo do brega-funk, mas com sintetizadores e a mensagem militante do punk. A união, segundo os integrantes do conjunto, gerou uma música com clima cyberpunk e musicalidade inédita.

Cloroquina ina ina é um lançamento do selo CALOOR record, que tem a intenção de apresentar novos sons do Brasil a partir de colaborações entre artistas. A Muntchako fez parte deste projeto por conta do trabalho prévio de misturas de sons e ritmos formando uma música dançante e crítica ao mesmo tempo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação