Política cultural

Petrobras Cultural anuncia edital de R$ 2 milhões para projetos literários

Após a chamada para projetos de artes cênicas e animação infantil, a iniciativa agora lança edital para ações e feiras literárias, voltadas para a primeira infância

Correio Braziliense
postado em 11/11/2020 15:58
 (crédito: Petrobras/Divulgação)
(crédito: Petrobras/Divulgação)

A iniciativa Petrobras Cultural para Crianças lançou a terceira seleção de projetos de 2020, agora voltada para feiras e ações literárias. Anteriormente, a Petrobras havia lançado uma seletiva direcionada às artes cênicas e outra às animações infantis. Os projetos para a nova etapa devem ser dedicados ao público infantil, com ênfase na primeira infância, que vai até os 6 anos.

No total, a companhia pretende investir R$ 2 milhões em projetos com o perfil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/11), em mesa redonda, na Feira do Livro de Porto Alegre, que tem programação infantil patrocinada pela empresa.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site até às 23h de 8 de janeiro de 2021. As propostas serão recebidas e passarão pelo processo avaliativo feito pela comissão de especialistas na temática. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail duvidapatrocinio@petrobras.com.br, desde que já não estejam respondidas no regulamento ou em outros canais oficiais. 

Integram o perfil, além das feiras, iniciativas para jornadas literárias, bienais de livros, festas literárias, eventos de quadrinhos e outros formatos que possibilitem reunião de editores e livreiros para exposição de livros. Elas também devem proporcionar a presença de autores, mesas de autógrafos, espaços para mesas de debate, de discussão e fóruns de temas ligados à área do livro e programação para o público em geral, com atividades voltadas à mediação e incentivo à leitura. Os eventos poderão ser realizados em qualquer cidade do Brasil ou digitalmente. Para mais informações e detalhes os interessados podem acessar o regulamento.

"Nossa intenção é que os projetos possam despertar a curiosidade do público infantil para o mundo dos livros e, assim, transmitir conhecimentos tão importantes nesta etapa do desenvolvimento", afirmou o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, por meio de nota.

Ainda de acordo com a Petrobras, o apoio a projetos que incentivam a primeira infância, de zero a seis anos, se baseia em diversas pesquisas que reforçam que é nesta fase que se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida.

Na nota de divulgação, a empresa completou: “Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais. Assim, investir na primeira infância é possibilitar a evolução de competências essenciais para uma criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar realidades”.

A Petrobras Cultural para Crianças já lançou em 2020 duas chamadas para recebimento de projetos, uma para artes cênicas e uma para animação infantil. Os projetos de artes cênicas já foram divulgados e começam no início de 2021. Já as animações infantis selecionadas serão divulgadas ainda em novembro.

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