Sim! O concreto rachou nos anos 1980. Brasília se tornava a capital do rock e invadia corações e mentes da juventude brasileira com uma pegada única, original, que só quem é brasiliense dessa época viveu para valer. Em meio às bandas que surgiam como flores no asfalto, dois fotógrafos também ligados à moçada resolveram registrar toda essa saga musical. Ricardo Junqueira e Nick Elmoor são os caras que agora estão finalizando o livro de fotos raras Pós-New - Brasília 1981-1989, que tem como subtítulo "A fotografia de um tempo que não foi perdido". Entre as imagens, destacam-se as da Legião Urbana, tendo à frente Renato Russo, e também bandas como Plebe Rude, Finis Africae, Arte no Escuro e Detrito Federal.
"Em, 2009, eu morava no Canadá e numa viagem ao Brasil tivemos a ideia de lançar o livro. O jornalista Carlos Marcelo, na época, fez uma matéria super legal no Correio, de página inteira. Mas, eu estava doente, com câncer e não sabia, minha vida deu uma virada doida, fiquei mais de um ano no estaleiro. Voltei a morar no Brasil e quando retomei a vida, deixei isso de lado. Depois tive outro tumor grande, e esse assunto foi esquecido. Há um tempo, escrevi um roteiro sobre como era fotografar nos anos 1980, mas, nem pensava no livro. Esse ano o Ricardo (Junqueira) me convenceu que tínhamos uma obrigação de mostrar isso para as pessoas", destaca Elmoor.
O livro, que terá financiamento coletivo, está sendo produzido e finalizado para que todos possam conhecer o material inédito de uma era de ouro do rock brasiliense. O lançamento da campanha de arrecadação começa dia 13 de novembro, com preços especiais!
Veja algumas das imagens:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.