Programação

Fórum de Produtores Culturais recebe Damián Nueva, baixista de 'The Eddy'

Músico cubano interpretou o baixista Jude na série da Netflix. Programação faz parte do Mês da Consciência Negra

O contrabaixista cubano Damián Nueva, que interpretou o personagem Jude (também um baixista) na série da Netflix The Eddy, participará em 14 de novembro, às 11h, pelo Instagram, de um bate-papo realizado pelo Fórum de Produtores Culturais. A atividade faz parte da programação do Mês da Consciência Negra. A convidada do dia 26 será a empresária, advogada e produtora Eliane Dias, produtora de Mano Brown à frente da Boogie Naipe.

Damián nasceu em Havana, em uma família ligada à música, e começou a tocar percussão, ainda criança, por influência do ambiente afro-religioso de Cuba. Na adolescência, estudou contrabaixo com Orlando López “Cachaíto”, do Buena Vista Social Club. Estudou também na Escola Alejandro García Caturla na Escola Nacional das Artes de Cuba.

Participou de projetos como a Orquestra Afro-Jazz de Oscar Valdés, Espiritual, grupo Mezcla, Equis, e tocou com nomes como John Legend, Oum, Bobby Carcasses, Roberto Fonseca, Chuchito Valdés, Jesús Rubalcaba, Didier Lockwood, Ayo, Z-Star, Flo Rida, Irving Acao, Gregory Privat, Charlotte Wassy, La escucha interior e Sabrina Romero, Alba Molina, Andreas Lutz, Beatriz Luengo, África Gallego, Victor Navarrete e Ogun Afrobeat.

Também colaborou por quatro anos com a Companhia de Dança de Litz Alfonso, com a qual se apresentou na Broadway e em grandes palcos internacionais, e foi coautor da trilha sonora do filme Habana blues, premiada com um Goya em 2006.

Este ano, estreou como ator na série da Netflix The Eddy, dirigida por Damien Chazelle (vencedor do Oscar por La La Land e indicado pelo filme Whiplash) e que tem trilha sonora composta por Glen Ballard (coautor de Man in the mirror e vencedor de seis Grammys, um deles pelo álbum Jagged little pill, de Alanis Morissette).

Em outubro, Damián lançou o primeiro álbum autoral, Orisun, disponível no Spotify e demais plataformas digitais.

Fórum

Realizado há seis anos pela gestora de políticas culturais Aryane Sanchez, o fórum promove regularmente palestras, rodas de conversa e oficinas com personalidades do universo cultural e do empreendedorismo criativo.

Durantes os três primeiros anos, foi realizado na Universidade de Brasília, sempre às quintas feiras. Nos anos seguintes, ocupou o Espaço Território Criativo e o Teatro do Brasília Shopping.

Em 2020, por conta da pandemia, as atividades vêm sendo realizadas pelo Instagram, e sem periodicidade fixa, porque, segundo a produtora, todos os convidados participam gratuitamente, por acreditar no projeto, e é necessário se adequar à agenda deles.

Nomes como Paulo Betti, Marcos Portinari, Paula Sayão, Adriana Nunes, Eduardo Chauvet, Allice Bombom, Guilherme Reis, Alexandre Ribondi, Alan Jhone Moreira, Frango Kaos, Ana Terra, Jacques Figueras, Anderson França, Cláudia Castro, Silvanny Sivuca, Jorge Melguizo, Ruan Galdino, e Felipe Almeida já participaram do fórum.