Com o objetivo de democratizar e promover a saúde mental para camadas que não têm acesso à clínica terapêutica, a psicóloga Eliane de Almeida lança, nesta quinta-feira (28/10), Inteligência curativa. Primeiro livro da autora, a obra, a partir de estudos, pesquisas e da experiência de 40 anos na clínica, tem a proposta de promover uma jornada de autoconhecimento, com inovadora abordagem de autoterapia e a pavimentação para um caminho de cura. O lançamento será realizado em Brasília, no Ernesto Café (115 sul), às 17h.
Em nota, a autora conta que a escrita do livro foi motivada por um cenário em que, há anos, às classes C e D são as mais vulneráveis a quadros de depressão e ansiedade, assim como seguem sendo as que menos têm acesso a tratamentos. Ela também avalia, a partir de pesquisas, que na pandemia, o percentual de pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade aumentou significativamente, enquanto o acesso à informação e o combate foram dificultados.
Autora e obra
Assim, a obra surge como uma mediação por escrito feita por Eliane, que oferece “as principais ferramentas da psicologia e da terapia ao transgredir as paredes do consultório, restrito geralmente às camadas socialmente favorecidas”, descreve a nota. A psicóloga, reconhecida no meio como a criadora da Fórmula Psíquica, afirma que o livro contraria o rótulo inicial do gênero de autoajuda, ao partir do conhecimento científico acumulado e posto em prática ao longo das quatro décadas na clínica, em especial, nos 20 anos em que esteve à frente da psicologia da Unidade Integrada de Saúde Mental, do Hospital das Forças Armadas (HFA).
Estreando na literatura, em Inteligência curativa a escritora se apresenta como alguém está disponível para conversar com o leitor. Dessa forma, traz relatos pessoais, um resgate da autoestima e “uma possibilidade real para que o leitor deixe a dor no peito, a garganta sufocada e noites mal dormidas para trás”, afirma.
Serviço
Lançamento do livro Inteligência curativa, de Eliane de Almeida
No Ernesto Café (115 Sul; Bl. C, lj 14; 3345-4182). Em 29 de outubro, às 17h. Evento gratuito.