Após quase três anos do fim da Banda Uó, a cantora Mel se lança oficialmente em carreira solo com o single A partir de hoje divulgado nesta sexta-feira (9/10) nas plataformas digitais acompanhado de um videoclipe lançado no YouTube. A canção é o pontapé para um álbum que a artista já trabalha.
Com produção de Felipe Cordeiro, Nelson D, Leo D e Patrick Torquato, a música é uma composição de Gabriel Valentina que retrata um período delicado da vida da cantora: os términos, tanto de um relacionamento, como do grupo em si. "O single faz parte de um momento de desafeto, de renascimento, tudo junto. Esse primeiro single tem muito do simbolismo do renascimento, da morte, da vida, da natureza, do equilíbrio... Não é só uma música, ela traz uma junção de referências que o público poderá acompanhar nos próximos lançamentos", adianta Mel em entrevista ao Correio.
Esses símbolos estão no videoclipe que foi gravado em meio à quarentena na casa de Mel. "Ele carrega muito dessa solitude de cura, de autorreconhecimento. E onde mais isso poderia acontecer se não fosse dentro da minha própria casa?", questiona. Assim, no vídeo, a artista perambula por ambientes da casa e, consequentemente, pela própria intimidade. "Traz esse sentimento de trazer que eu sou várias mulheres diferentes em várias situações diferentes, mas sempre buscando essa cura, essa renovação", explica.
Entre as identidades musicais da faixa está uma fusão de sonoridades brasileiras, latinas, arabescas e até europeias. "A minha linguagem continua sendo pop. Mas quis sincronizar isso com referências brasileiras, latino-americanas, portuguesas, arabescas... De alguma forma, essa minha visão (musical) é toda misturada", explica.
Vida pós-Banda Uó e próximos passos da carreira de Mel
Sobre a demora para se lançar após o término do grupo, ela conta que ocorreu para que ela passasse por um período de amadurecimento musical e visual para a fase solo. "Passei por momentos não muito agradáveis. Esse momento de covid-19 me trouxe essa sensação de que precisava fazer as coisas. Não podia esperar muito mais, porque a vida é muito passageira. Então, quis lançar minha carreira solo e mostrar como quero ser enquanto artista", completa.
Antes de lançar efetivamente o primeiro single, Mel tocou outros projetos. No ano passado lançou dois vídeos poemas O cabelo e O medo, com participação da cantora Liniker. Também dividiu os vocais com o pernambucano FERRO em Tolerância zero. Neste ano, assumiu o cargo de apresentadora da MEL.TV, na Twitch. Para ela, todas essas experiências a levaram ao lugar de hoje e aos conceitos do primeiro trabalho solo.
"A gente está trabalhando no álbum, mas aos poucos com as músicas. O álbum vai vir sim. Já tem bastante composições. Só que vamos aos poucos, sem muita ansiedade. Sentindo essa nova fase e nova sonoridade que estou propondo junto com os meu produtores. Virá de uma forma muito bonita, sem pressa", garante.