A jornalista Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, na Rede Globo, fez, nesta quarta-feira (22/10), um protesto contra a discriminação que a população negra sofre no Brasil.
A fala de Maju foi feita logo após o telejornal exibir reportagem sobre Lucas Moreira Souza, o jovem que foi solto da Penitenciária Papuda, em Brasília, depois de ficar preso injustamente por três anos.
"Tem que mudar, né, a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado. Isso tem que mudar", disse, logo após a reportagem, Maju, primeira negra a se tornar apresentadora do Jornal Nacional e hoje no comando do programa de notícias vespertino.
Depois de três anos, um jovem negro foi solto no Distrito Federal, preso injustamente. Após a exibição da reportagem, o comentário de Maju Coutinho:
— Alma Preta (@Alma_Preta) October 22, 2020
“Tem que parar com a mentalidade de que preto parado é suspeito e que preto correndo é culpado” pic.twitter.com/295zh4yb1L
Maju já sentiu o peso do racismo que ela denunciou após a matéria a respeito de Lucas. Em 2015, quando ainda apresentava a previsão do tempo no Jornal Nacional, a jornalista foi alvo de ataques na internet, depois que o jornal postou uma foto sua no Facebook.
Reações na internet
Vários internautas apoiaram a manifestação de Maju nesta quarta-feira. Veja abaixo algumas das reações postadas no Twitter:
Maju Coutinho hoje no Jornal Hoje. Simplismente necessária! pic.twitter.com/8ItZFYC0P2
— Universo LGBTQIA+ (@universolgbtq) October 22, 2020
“Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado, isso tem que mudar!”. Maju Coutinho, no Jornal Hoje, Globo pic.twitter.com/oq9vcPed5E
— Tito (de ) (@Fabiootito) October 22, 2020
Maju Coutinho você eh incrível
— Non (@NonLacerda) October 22, 2020
pic.twitter.com/a7aVWhLDgn
Pare 5 segundos para ouvir as palavras da Maju Coutinho. pic.twitter.com/73aXah1xj4
— Claudio Digi&tal (@Claudiojrocha1) October 22, 2020
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.