INTERNET

Pinterest ameaça denunciar usuário que salvar fotos de Chiquititas

Rede social exibia mensagem vinculando a novela a "exploração infantil". No Twitter, internautas ironizaram a situação

Renata Rocha*
postado em 01/10/2020 18:57
Nova versão da novela entrou no ar em 2013 -  (crédito: Lourival Ribeiro/SBT)
Nova versão da novela entrou no ar em 2013 - (crédito: Lourival Ribeiro/SBT)

Usuários da rede social Pinterest relataram, nesta quinta-feira (1º/10), que algo estranho acontecia quando buscavam pela novela Chiquititas, do SBT. Além de não aparecerem os pins, uma mensagem notificava que o usuário seria reportado às autoridades caso salvasse alguma das fotos. O tema chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter.

"A exploração infantil não é tolerada. Você será denunciado(a) às autoridades competentes se adicionar Pins com conteúdo ilegal. Se for muito difícil para você ver esse conteúdo, procure ajuda confidencial", dizia o comunicado.

O Pinterest é uma rede social de fotos, na qual é possível compartilhar e salvar imagens, fazendo pastas de temas preferidos. O site, lançado em 2010, que ultrapassa a marca de 400 milhões de usuários, tem uma política séria de diretrizes para sua comunidade:

"O Pinterest não é um lugar para conteúdo ou comportamento antagônico, explícito, falso ou enganoso, nocivo, odioso ou violento. Podemos remover, limitar ou bloquear a distribuição de tal conteúdo e as contas, indivíduos, grupos e domínios que o criam ou divulgam com base na quantidade de dano que ele representa."

Dentre os conteúdos não aceitos pela plataforma estão imagens para adultos; exploração; atividades odiosas; desinformação; assédio e crítica; informações privadas; autoagressão e comportamento nocivo. Os usuários podem reportar comentários, mensagens e experiências.

A cláusula onde se encaixaria a novela Chiquititas é a de Exploração. “Pinterest não é um lugar para exploração de pessoas ou animais. Removeremos ou limitaremos a distribuição de conteúdo e contas envolvidas em exploração sexual, física ou financeira”, informa a rede em suas diretrizes. É possível que alguma imagem postada com a tag da novela tenha sido denunciada ou interpretada como trabalho infantil.

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, "é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz", mas existe uma lei que permite o trabalho infantil artístico, seja no ramo televisivo, musical ou teatral.

Até a publicação desta reportagem, o Pinterest não havia se manifestado quanto ao motivo da restrição do tópico na rede social.


*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação