O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou, nesta semana, que a divisão dos prêmios de atuação por gênero será extinta para a edição de 2021 do evento. Sendo assim homens e mulheres concorrerão aos mesmos prêmios de atuação subdividindo apenas categorias de Melhor performance principal e Melhor performance coadjuvante.
“Nós acreditamos que não separar os prêmios na área de atuação por gênero é um sinal de consciência mais sensível ao gênero na indústria do cinema”, afirmam Mariette Rissenbeek e Carlo Chatria, diretores da Berlinale, outro nome pelo qual conhecido o festival dos marcantes prêmios Urso de Ouro e Urso de Prata.
Com a mudança, se insere a categoria para coadjuvantes, não existente até então. Os últimos vencedores dos Ursos de Prata foram Elio Germano, pelo longa italiano Volevo nascondermi, e Paula Beer, no alemão Undine.
O festival de 2021 está marcado para fazer as exibições dos filmes entre 11 e 21 de fevereiro e pretende ser o primeiro da temporada de premiações a ser feito no formato presencial novamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.