Por Lucca Mendes* — Como escritórios de advocacia podem se destacar no mercado utilizando inovação?
A advocacia tradicional tem uma cultura muito voltada para o jurídico, por isso muitas vezes é difícil conciliar a técnica com o empreendedorismo e inovação. Além disso, é preciso ter a coragem de se afastar de práticas convencionais e abraçar novas formas de trabalho e gestão, como a melhoria de processos internos e a adoção de tecnologias, como a inteligência artificial.
Os advogados precisam compreender que, além de prestar serviços jurídicos de qualidade, também precisam gerenciar seu negócio, sua empresa, o que envolve finanças, marketing e liderança.
O mercado exige soluções mais ágeis, transparentes e acessíveis. Inovações como a automação de processos, o uso de inteligência artificial para revisão de contratos e até plataformas de atendimento online podem tornar os serviços jurídicos mais céleres. Criar soluções jurídicas personalizadas, com um atendimento mais próximo e ágil, ajuda a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a satisfação e fidelização. Inovar é, muitas vezes, otimizar o que já existe e entender o que o cliente realmente precisa.
No entanto, para se adaptar a essas mudanças, os advogados devem desenvolver habilidades empreendedoras, como visão estratégica, gestão de negócios e adaptabilidade. A capacidade de pensar de forma estratégica sobre o uso de tecnologia para resolver problemas e melhorar os processos do escritório é fundamental. Além disso, a habilidade de gerenciar equipes se torna cada vez mais importante.
*Advogado especialista em empreendedorismo e gestão estratégica
Saiba Mais
-
Direito e Justiça Reforma do Código Civil: alterações que podem impactar disputas societárias
-
Direito e Justiça O que significa a inclusão do PIS e da Cofins na base de cálculo do ICMS?
-
Direito e Justiça Desejando bom dia a cavalo — as declarações de executivos na análise do Cade
-
Direito e Justiça A insegurança jurídica é um trem desgovernado