O aumento na busca por procedimentos estéticos por homens é uma tendência crescente em 2024, e principalmente entre alguns famosos. Maurício Mattar, Bil Araújo e Rodrigo Mussi são alguns que procuraram por isso.
Segundo a cirurgiã plástica Julieta Corbett, doutora pela UNIFESP e especialista em rejuvenescimento facial e procedimentos masculinos, os homens estão cada vez mais preocupados com sua autoimagem, e essa mudança reflete uma maior consciência sobre o autocuidado e o envelhecimento saudável. “Os homens estão correndo atrás de um envelhecimento mais suave e de uma melhor apresentação estética”, explica.
Entre os procedimentos mais procurados, destacam-se aqueles com rápida recuperação e resultados transformadores. A toxina botulínica para suavizar rugas da testa, preenchimento para valorização do queixo e mandíbula, lipoaspiração de papada e os fios de PDO para lifting facial são os mais populares.
A abordagem estética para homens, no entanto, possui suas particularidades. Julieta Corbett alerta sobre a importância de adaptar os tratamentos para não alterar as características masculinas.
“O profissional precisa ter cuidado para não feminilizar demais o rosto, o que pode comprometer a beleza masculina. A toxina botulínica, por exemplo, deve suavizar as rugas sem arquear as sobrancelhas, um efeito desejado para mulheres, mas não para homens”, afirma.
Em relação à harmonização facial, ainda que popular entre ambos os gêneros, os homens estão começando a aderir mais recentemente. “As mulheres já fazem o gerenciamento do envelhecimento há muitos anos, enquanto os homens estão começando a entender agora a necessidade desse autocuidado”, diz a especialista.
Procedimentos corporais também estão em alta entre os homens, com destaque para a lipoaspiração. “Homens que já malham, mas não conseguem ganhar definição, procuram muito por lipoaspiração para melhorar o contorno corporal”, acrescenta.
Os bioestimuladores de colágeno também têm ganhado espaço, especialmente para tratar a flacidez e a perda de volume facial, sendo frequentemente utilizados após processos de emagrecimento.
Por fim, Corbett comenta que a busca masculina por tratamentos estético tem colocado um fim no estigma social que antes envolvia esses procedimentos. “Os tratamentos estéticos deixaram de ser vistos como uma futilidade feminina e já se tornaram uma prioridade na rotina de autocuidado de muitos homens. Eles entendem que tratamentos preventivos e progressivos têm resultados superiores a tratamentos intempestivos”, conclui.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br