Tiago Eltz, repórter da TV Globo, está sendo investigado pelo departamento de Compliance da emissora, após ser flagrado infringindo as regras dos Princípios Editoriais do grupo. Isso porque, o jornalista usou as redes sociais para fazer uma espécie de propaganda.
No entanto, segundo o site Pop TV, Tiago fez uma permuta com um hotel de luxo. Ou seja, ele trocou a hospedagem por divulgação, através das redes sociais, no último domingo (21). Porém, logo que a emissora percebeu que havia um teor de publicidade na postagem do jornalista, exigiu que ele retirasse do ar, correndo risco de ser demitido.
Contudo, o repórter do Jornal Nacional chegou a compartilhar seis stories com detalhes das instalações do hotel, que possui diária que custam até R$ 1.498. Tiago inclusive divulgou o restaurante do hotel, que é comandado pela chef Ieda Matos, que trabalha na concorrente Netflix.
Segundo os Princípios Editoriais do Grupo Globo, “é imprescindível que o jornalista da Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas”.
Nas redes sociais, internautas escreveram: "A intenção dele com certeza é ser demitido". "Não tem mais aula de ética profissional nas faculdades de jornalismo?" "Quando o funcionário precisa se submeter a isso, é sinal que a empresa paga pouco. Expondo isso, fica mais nítido. Nem tudo é só ética ou imparcialidade. Quem ganha bem, não precisa de "jabá"".
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