Walcyr Carrasco saiu vitorioso de um processo na Justiça contra o autor português Arlindo José de Freitas Ribeiro. O escritor tinha movido uma ação contra o global, por plagiar cenas da novela “a dona do pedaço”.
Segundo o jornalista Ancelmo Gois, o escritor Arlindo José tinha pedido uma indenização no valor de R$ 500 mil à Walcyr, na ação que também envolvia a TV Globo. Contudo, o autor não precisará pagar a multa.
Acontece que, o escritor acredita que a personagem Maria da Paz, da novela ‘a dona do pedaço’, foi plagiada do seu livro “Orient Express – sonhar não é proibido”. Isso porque sua obra também mostra história de perseguição, tragédia, e ainda a separação de casal que foi enganado sobre a morte do par e descoberta da gravidez.
Entretanto, a 14ª Câmara de Direito Privado manteve a decisão da 6ª Vara Empresarial, e julgou a acusação de plágio como improcedente no processo. Por essa razão, a indenização também não caberá nesse caso.
Além disso, o desembargador Adolpho Andrade Mello, responsável pela decisão, pontuou que as histórias configuram violação de direitos autorais e trata-se de apenas uma coincidência.
Adolpho Mello aponta que as circunstâncias da separação indesejada de um casal e seu posterior reencontro anos depois, não caracteriza violação a direitos autorais, por constituir simples coincidência de ideias muito utilizadas na literatura universal.
Saiba Mais
-
Mariana Morais Gabi Malaquias grava música gospel em parceria com César Menotti & Fabiano
-
Mariana Morais Helena Quintella será neta de Lília Cabral no filme "A Lista"
-
Mariana Morais Marido de Cléo Pires é internado em estado grave após acidente
-
Mariana Morais Ex-namorado de Lucas Souza expõe agressão do ex-Fazenda
-
Mariana Morais Influencer tem ataque, morre a bordo de iate e fãs ficam em choque