Após o show da Rainha do Pop, em Copacabana, no Rio de Janeiro, diversos burburinhos, como o uso de playback na apresentação, começaram a surgir na internet. Fãs alegaram que Madonna não teria cantado ao vivo em todas as músicas.
Acontece que o uso de sons gravados ficou muito claro para quem esteve presente no último show da turnê. Em alguns momentos, a presença das “vozes”encobriram a de Madonna. Até mesmo a performance da música “Everybody” teria sido comprometida.
Em shows de grandes artistas como a Rainha do Pop, a ação é comum. Os músicos costumam revezar entre cantar 100% ao vivo e apenas segurar o microfone sem cantar, enquanto as vozes de apoio gravadas antes, são tocadas.
Apesar de polêmico, isso não tem relação com fingimento. O áudio é muito usado em espetáculos e é visto como vozes de apoio. Além disso, geralmente é gravado antes, em estúdio, com a finalidade de ajudar o artista durante a apresentação.
Nas redes sociais, internautas escreveram: “Não é possível que não teve playback!”
“Impossível ele fazer aquela voz de Madonna de 30 anos atrás!” “Imagina acampar na praia desde às 5 da manhã, para ver a Madonna cantando de playback”.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br