A Rainha Camilla realizou um ato histórico na manhã desta quinta-feira (28) e quebrou uma tradição que já caminhava há muito séculos na realeza britânica. A monarca concedeu as honras de entregar, no lugar do Rei Charles, as tradicionais moedas distribuídas pela família real, todos os anos, na missa da Quinta-feira Santa.
A tradição é tão antiga que acontece desde seiscentos anos depois de Cristo. Nesta manhã, a Rainha chegou sozinha à Catedral de Worcester e foi saudada pelas autoridades. Como parte da liturgia, Camilla foi presenteada com um buquê de flores e um ramalhete tradicional.
Como de costume, a Royal Maundy, como se chama a tradição, é uma prática religiosa realizada pela família real e consiste em um monarca britânico ou oficial real distribuir cerimonialmente pequenas moedas de prata conhecidas como "dinheiro Maundy". O gesto simboliza esmolas para aposentados.
O ato é uma referência ao momento em que Jesus lava os pés dos apóstolos, na Última Ceia. No final, a modela precisa ser devolvida. Além disso, a monarca distribuiu porta-moedas contendo dinheiro para 75 homens e 75 mulheres que estavam na missa.
A ação simbólica é para agradecer aos que o recebem por suas contribuições às suas igrejas e comunidades locais.
Vale lembrar que o Rei Charles está passando por um tratamento de câncer e por isso não pôde comparecer à tradição. Mas, para tentar participar de alguma forma, ele gravou uma mensagem de áudio que foi reproduzida no ato religioso.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br