A coluna Mariana Morais conversou com Daniele Menin, amiga que acompanhava a estudante de psicologia Ana Clara Benevides no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro. Na noite desta sexta-feira (17), durante apresentação no estádio Nilton Santos, Ana passou mal, desmaiou e morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Daniele presenciou toda a cena e relatou como foi ver o sonho das duas se tornar um verdadeiro pesadelo.
"Eu estava do lado, vi que era grave. Eles falaram 'código azul'. Então eu vi que ela já não tinha mais pulso. E aí começaram a tentar reanimá-la ali mesmo. Eu comecei a chorar e a perguntar se ela iria ficar bem", lembrou Daniele, que desmoronou naquele momento.
Daniele disse ter pulado a grade imediatamente após a amiga ser retirada desmaiada do local. "Saí também, pulei a grade e fui atrás dela".
Segundo ela, Ana não chegou a dar indícios de que estava se sentindo mal, antes de efetivamente perder a consciência durante a segunda música do repertório do evento. "Não [reclamou] de nada. Ela estava bem, super feliz", informou à coluna.
"Era caro, mas tinha", disse a jovem sobre a venda de água no local onde estava com a amiga. Vale lembrar que a entrada de garrafas de água no estádio foram proibidas pela produção do show e, para se hidratar, os fãs eram obrigados a consumir os copos de água vendidos lá dentro. Por cada copo era cobrado R$ 8.
Por fim, Daniele Menin revelou como foi ver a realização de um sonho se tornar uma tragédia envolvendo a amiga. "Foi horrível. Eu só me pergunto o por quê? A gente estava tão feliz, sabe? Estávamos planejando pra ir a esse show desde junho", finalizou.
Fãs passam mal
Além da morte de Ana Benevides, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, o show de Taylor Swift teve cerca de mil desmaios de fãs. Esta é uma contagem extraoficial. Muita gente passou mal por conta do calor excessivo, já que o evento registrou sensação térmica de 60 graus dentro do estádio, durante a performance da artista.
Pronunciamento da produtora do show
A T4F, produtora responsável pela realização dos shows da cantora Taylor Swift no Brasil, emitiu um comunicado em suas redes sociais, na manhã deste sábado (18), para falar sobre a morte da fã Ana Clara Benevides, de 23 anos.
"E com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado, nossos sinceros sentimentos", diz o comunicado.
Contudo, o pronunciamento da produtora de shows rendeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais, já que a nota não pontuava medidas a serem adotadas nos próximos shows de Taylor Swift no país, visando evitar uma nova tragédia por conta das altas temperaturas em diversas cidades do país.
Ver essa foto no Instagram
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br