Celebração

No Dia da Favela, CUFA promove grande evento com homenagem a Zeca Pagodinho

A atividade vai contar com um grande grafite em homenagem ao sambista e ações de atendimento à população

Zeca Pagodinho será homenageado no Dia da Favela  -  (crédito: Divulgação )
Zeca Pagodinho será homenageado no Dia da Favela - (crédito: Divulgação )
postado em 01/11/2023 14:08

No dia 4 de novembro, Dia da Favela, Zeca Pagodinho será homenageado com um grafite representativo na sede da CUFA (Central Única das Favelas) no Rio de Janeiro, em Madureira. A celebração acontece a partir das 9h e vai até às 13h. O sambista será homenageado em todo o Brasil na data.

Além da arte, diversas ações de serviços para a população serão realizados no local. O evento incluirá uma série de serviços, como atendimento social nos casos de violação de direitos, orientação sobre cadúnico, tarifa social, BPC, ID Jovem e Documenta Rio, além de consulta sobre a situação do benefício e encaminhamento às unidades dos casos elegíveis. Também terá a degustação SCFV com Recreação Infantil e Pintura Facial.

O evento conta, ainda, com a apresentação das turmas das oficinas da CUFA Rio, como basquete, capoeira, futsal, skate, ginástica rítmica, desfile de moda, entre outros. Para quem precisar tirar 2ª de documentos, a NAC (Núcleo de Assistência ao Cidadão) estará com isenção de taxa para certidão de Nascimento, certidão de óbito, certidão de outros estados, certidão de casamento, averbação de certidões, certificado de reservista e declaração de hipossuficiência para a segunda via de RG, habilitação para casamento e termo de união estável.

Além disso, contará com o apoio da Secretaria de Saúde. Doses de vacinas contra COVID-19, Influenza, Hepatite B e dT estarão disponíveis para a população. A Semana da Favela, de 4 a 10 de novembro, é uma iniciativa da CUFA para ressignificar o conceito de favela, destacando a importância de suas comunidades. O sambista Zeca Pagodinho foi escolhido como homenageado por seu comprometimento em elevar a autoestima da população favelada através de sua arte.

“O Dia da Favela, assim como a Semana da Favela, não são dias apenas de comemoração. Serão também momentos para refletir e reivindicar melhores condições para seus moradores. Queremos nesses dias enaltecer as soluções que os moradores encontram para superar parte dos seus problemas”, disse Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA. “O Zeca é um grande parceiro da nossa instituição e, sobretudo, exemplo dessa busca por soluções através de iniciativas sociais", destacou.

“Será uma semana de muitas ações pelo país inteiro. Essas ações vão trazer muitas reflexões sobre o que é a favela, e tudo o que está presente nesse território. A sociedade tem muito a aprender com a potência e a resiliência dos moradores de favela”, disse Marcio Lima, vice-presidente nacional da CUFA.

No Rio de Janeiro, o Dia da Favela é lei no município desde 2006. E, no estado, desde 2019. Em São Paulo, a data entrou para o calendário oficial de eventos do município em 2015. Mais do que comemoração, a Semana da Favela será marcada por reflexão sobre os problemas existentes nestes territórios. Mas também haverá exaltação da representatividade, da resiliência e da potência presentes nestes territórios.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação