
O encontro de uma Lua crescente com dois planetas brilhantes antes do amanhecer desta sexta-feira (25/4) sugeriu a possibilidade da formação de uma "carinha feliz" no céu. Os astros seriam os olhos e o satélite da Terra seria a boca sorridente, mas será que vai ser possível enxergá-los?
De acordo com o site de ciências EarthSky, a resposta seria “mais ou menos”. Isso porque, de fato, a Lua — crescente minguante —, Vênus e Saturno se alinharão, em formato de triângulo, de forma a lembrar um sorriso. A imagem que aparecerá para quem observa do chão a olho nu, porém, "não será nem de longe tão dramática" quanto algumas que circulam nas redes sociais na última semana.
A primeira diferença seria o fato de os dois planetas que comporiam os olhos da carinha terem brilhos muito diferentes. Enquanto a imagem que viralizou mostra luzes fortes exatamente iguais, a realidade será que os pontos de luz não serão equivalentes — enquanto Vênus é brilhante, Saturno provoca iluminação “bem mais tênue” — embora estejam alinhados.
A segunda discrepância viria da posição do "emoji" natural. Ele não estaria em pé, mas de lado, como se estivesse deitado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além disso, mesmo que esteja em fase crescente minguante, a lua também tem uma parte escura que é refletida com o brilho da Terra, então é possível vê-la. Uma vez que outras partes do satélite também estarão visíveis, a percepção de que ele é “apenas um sorriso cercado pela escuridão” não vai ser tão forte.

De acordo com o site, essa configuração ocorre cerca de 30 minutos antes do nascer do Sol de 25 de abril. Vênus surgiria primeiro, mais brilhante, e, em seguida, se o Sol não tiver começado a iluminar muito, surgiria Saturno, o “segundo olho”, muito mais fraco — ambos complementando a luz da lua.
Embora Mercúrio e Netuno também estejam presentes no mesmo céu, não será possível vê-los devido à luminosidade fraca em comparação ao amanhecer.