
Em meio a um turismo marítimo na costa da Austrália Ocidental, pesquisadores e visitantes testemunharam uma ação inusitada: uma baleia-azul-pigmeu estava sendo caçada por um enorme grupo de orcas. O registro em vídeo foi feito pela fotógrafa Annika Dahlberg.
A baleia-azul-pigmeu (Balaenoptera musculus brevicauda) pode atingir 24 metros de comprimento e 90 toneladas de peso. Além disso, ela integra a lista de espécies ameaçadas de extinção da Lei Australiana de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade ( EPBC ), e não é comum avistar tal animal.
- Leia também: Cientistas desvendam os segredos de uma baleia rara
A baleia-azul-pigmeu que estava sendo caçada tinha cerca de 18 metros de comprimento. Ela foi morta por um grupo de mais de 60 orcas, que contava com jovens golfinhos de cor pêssego (vale lembrar que a orca é um membro da família dos golfinhos, sendo a subespécie de maior porte e um um superpredador versátil).
Empresa de observação marítima australiana, a Naturaliste Charters Whale Watching comentou sobre o acontecimento nas redes sociais: “Testemunhamos um evento incrível e raro: vários grupos de orcas caçaram com sucesso uma baleia-azul no Bremer Canyon. A intensa provação durou menos de 40 minutos, desde o momento em que avistamos a baleia-azul na superfície até o fim da batalha.”
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Após a baleia ser morta e servir de alimento para o bando, as orcas demonstraram uma ação semelhante a uma comemoração: elas saíram das águas e bateram as caudas, quase um bater de palmas humano.
Popularmente conhecidas como baleias-assassinas, as orcas têm uma dieta ampla e matam até tubarões. De acordo com a Naturaliste Charters, este é o quarto caso documentado de orcas predando uma baleia-azul-pigmeu.
Segundo a bióloga marinha Jennah Tucker, funcionária da Naturaliste Charters, ao portal ABC, cinco grupos familiares diferentes de orcas estavam envolvidos na ação. “Neste caso, vimos de 20 a 30 animais ao mesmo tempo se aglomerando ao redor da baleia para derrubá-la."
Confira as imagens:
Cuidado! Conteúdo graficamente explícito.